Farmacinha da criança – 10 itens essenciais

Farmacinha da criança – 10 itens essenciais

Falei em post anterior sobre os itens que considero essenciais para a farmacinha do bebê.Conforme a criança vai crescendo, alguns desses produtos não são mais usados e dão espaço para outros, que são primordiais.

Cada criança tem suas necessidades, aqui em casa tem produtos que uso mais para um do que para outro, mas fiz uma apanhado de tudo que é importante e não deixo faltar, e fiz a lista com 10 itens essenciais para a farmacinha da criança.

10 itens essenciais para a farmacinha da criança:

farmacinha doméstica

1- Termômetro

Em casa tenho o tradicional e o digital, já falei em texto anterior que considero importante ter outra base de comparação, pois já aconteceu de o termômetro digital não funcionar corretamente e usar o termômetro tradicional para tirar a dúvida.

Termômetro é item obrigatório em farmacinhas de qualquer idade.

2- Soro fisiológico (em frasco e jato contínuo)

Também já falei do soro na farmacinha do bebê, e sua importância continua, mas agora existe a possibilidade de duas versões. Aqui em casa uso o frasquinho (que é super barato) para limpar os olhos em caso de conjuntivite ou quando a sinusite está muito atacada, e também para colocar no inalador. Já o jato contínuo, uso para os dias com resfriados, gripes e rinites, para ajudar na limpeza e desobstrução nasal.

O jato tem um grande alcance, e ajuda muito na limpeza. Quem usa mais em casa é o Dani, porque tem rinite (como eu). Mas o Gabriel também tem o dele.

O soro fisiológico em jato contínuo é bem mais caro que o outro, não dá para ter um estoque, mas acho legal ter.

3- Antisséptico

Na minha época minha mãe usava um que ardia, e ainda falava que se ardeu é porque estava cicatrizando (e eu chorava e acreditava). Hoje em dia sabemos que isso não é necessário.

As crianças correm, pulam e ralam (como dizem, é sinal de saúde), mas é sempre bom ter aqueles itens próprios para esses momentos, e o antisséptico é o primeiro item.

4- Pomada para ralados

Depois é a pomadinha! Não vou falar a que uso, mas você pode pedir a indicação ao pediatra. Uso uma que ajuda na cicatrização e é ótima (uma bem antiga, e que deve ter surgido na sua mente quando você leu pomada para ralados).

5- Curativos

Sabe aqueles que você tem até na bolsa? Costumo ter em vários formatos, o tradicional, um redondinho, quadradinho…. (a gente nunca sabe o tamanho do machucado, né?).

Dani está na fase dos com personagens, e o bom deles é que a choradeira é menor. Pena que geralmente são mais caros.


Leia também…

A fase da alfabetização e a ansiedade familiar

Dicas e produtos que podem ajudar no desfralde

Restaurantes Kids Friendly – Você sabe o que é?


farmacinha da farmília

6- Antitérmico

Também é um item que citei na farmacinha do bebê e que permanece na farmacinha da família, não é nem só para a criança.

A orientação é que você converse com o pediatra sobre qual a recomendação, e a dica de ter duas alternativas também permanece, para em caso de febre persistente serem intercalados.

7- Antialérgico

Somos, definitivamente, uma família de alérgicos! Então, esse tipo de medicamento eu tenho em casa por precaução. Gabriel tem alergia alimentar e o Daniel respiratória, então, esse item é muito importante para a farmacinha daqui de casa.

Pode não ser para a sua, que pode precisar de outro… Por isso é sempre bom falar com o pediatra.

8- Repelente

Esse é um item que acabei incorporando na farmacinha. Antes comprava quando íamos passear em chácaras, zoológicos ou então em viagens. Mas, com os mais recentes problemas com o Aedes Aegypti, o repelente virou figurinha carimbada na nossa farmacinha.

9- Pomada Antialérgica

Já falei que somos alérgicos (né?), e nesse caso sou eu! Sou mega alérgica quando o assunto é picada de insetos, então, mantenho na farmacinha familiar, e uso nos meninos caso necessário (e sempre torcendo para não usar, afinal, é a meta com o item anterior).

10- Lecinhos de papel

Esse negócio de usar o papel higiênico para limpar o nariz não rola aqui! É usar três vezes consecutivas (quando estão resfriados) que o nariz fica “assado”.

Então, comecei a deixar na famacinha um pacote com 6 pacotinhos de lencinhos de papel, que além de usarem em casa, também leva à escola ou quando vamos sair.

Esses são os itens que usamos e não ficamos sem, e se você tem mais alguma dica de item essencial, deixa aqui nos comentários, e nos ajude a ter uma farmacinha ideal!

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *