Dicas e produtos que podem ajudar no desfralde

Dicas e produtos que podem ajudar no desfralde

O desfralde é um momento que gera muita ansiedade, tanto para os pais quanto para as crianças. Como não existe uma idade certa para acontecer, a decisão do início do processo acaba sendo mais do observar se a criança está dando sinais de que é possível dar um passo além.

Meus filhos desfraldaram em idades diferentes, Gabriel mostrou-se preparado logo que completou 2 anos, já o Daniel só consegui o desfralde total com 3 anos e pouquinho.

Alguns sinais que podem anteceder um desfralde:

1- Não antecipe as fases, se seu filho não deu sinal de que está incomodado com a fralda e que tem o controle do xixi, não gere ansiedade desnecessária, aguarde o momento dele;

2- Especialistas dizem que a partir do segundo ano da criança, é que ela sai da fase oral e passar para a fase anal, ou seja, tem noção do xixi e cocô, e também aperfeiçoa o controle. Algumas crianças podem dar sinais antes, mas não se preocupe se seu filho ainda não está controlando o xixi antes dessa idade;

3- Observar e observar! A maioria das crianças param o que estão fazendo e se concentram para fazer o xixi ou cocô, algumas inclusive se escondem. Esse é um ponto importante, pois a criança sabe quando irá fazer.


Leia também…

O desfralde: Xixi Ok! Cocô nem tanto…

Calculadora de Fraldas para Chá de Bebê


Dicas para quem vai começar o desfralde:

1- As estações mais quentes são mais apropriadas para o início do desfralde, porque escapes poderão acontecer;

2- Como é uma etapa importante na vida da criança, tende não coincidir o processo com outras mudanças, para que tudo ocorra de forma tranquila;

3- Roupas leves facilitam o processo, e vale deixar de calcinha ou cueca;

4- Explique a importância da criança avisar quando estiver com vontade de fazer xixi ou cocô, para que faça no banheiro;

5- O uso de penico ou redutores é tem um papel fundamental, pois facilita a pinça abdominal, muito importante na hora de fazer o cocô;

6- Muitas mães preferem os redutores, mas observe se a criança não tem medo do vaso sanitário, pela altura e buraco. As vezes pensando em economizar com o penico, pois é algo que será usado por pouco tempo, prolongamos o processo pelo medo;

7- Elogie quando a criança acertar e não brigue quando errar, e sim explique a importância de usar o banheiro;

8- Divida em fases, não retire a fralda de uma vez… Tire a fralda do dia, e quando tudo estiver certinho, parta para o desfralde noturo.

9- Quando estiver no processo de desfralde noturno, crie uma rotina, faça a criança fazer xixi antes de deitar;

10- Diminua a ingestão de líquidos durante a noite;

11- E o mais importante, cada criança tem seu tempo, alguns passarão por essa fase de transição rapidamente, outras demorarão um pouco mais, e isso é totalmente normal.

Produtos que podem ajudar no desfralde:

1- Calcinhas e cuecas divertidas

Criar a vontade de ficar com a calcinha ou cueca é um passo importante. Geralmente a criança já está incomodada com a fralda, e usar uma peça com o personagem divertido, ajuda mais ainda…

Podem ocorrer escapes, e a criança notará que molhou a peça, nesse momento é importante frisar que a calcinha ou cueca não são como as fraldas, e que o pequeno não pode fazer xixi na peça, e sim no banheiro.

As calcinhas e cuecas são fáceis de encontrar… aqui investi no heróis!

cueca de personagem para ajudar no desfralde
Essas são da C&A, mas são facilmente encontradas…

2- Livro que estimula o desfralde

Trabalhar o imaginário da criança é uma ótima estratégia de ajudar no processo de desfralde. E os livros cumprem perfeitamente esse papel!

Uma dica é esse aqui abaixo, Cocô no trono!

livro para ajudar no processo de desfralde

3- Penico

Existem vários modelos, esse da foto é o que usei com os meninos. Ele, além de musical, é 3×1, penico, redutor de assento e base para a criança subir e ficar com os pés apoiados.

Vale procurar por preços e opções que agradem seu bolso e principalmente, estimule o pequeno.

Dicas para o desfralde
Marca Love

4- Protetor de colchão absorvente

Esse é um item bem importante para a fase do desfralde noturno. Ele protege o colchão e também absorve o xixi.

protetor de colchão, para desfralde noturno

Para a hora de sair…

5- Protetor de cadeirinha

No processo de desfralde acontecem escapes, e isso é normal. Alguns deles podem acontecer dentro do carro, por isso é importante antecipar-se e proteger, tanto a cadeirinha da criança, quanto o banco do automóvel.

A foto mostra um protetor de cadeirinha automotiva, que é super absorvente, não deixando a criança muito molhada, e não permitindo que o xixi chegue até a cadeira.

Protetor para cadeirinha automotiva

6- Protetor de banco / protetor de cadeirinha (para proteger o banco do carro)

Esses protetores são bons para que a cadeira da criança não danifique o banco do carro, mas no processo de desfralde também é legal para que, se acontecer algum escape de xixi, não molhe estofado do veículo.

dicas de produtos para o desfralde

7- Redutor de assento dobrável

O redutor foi algo bem utilizado no processo de desfralde aqui em casa. Existem vários modelos, eu investi no mais simples para ficar em casa, e esse dobravel é muito legal para deixar no carro.

A partir do momento que a fralda é retira, não dê um passo atrás e retome o uso, pode causar confusão para as crianças. Por isso é importante pensar como se dará o desfralde quando sair de casa.

O redutor de assento dobrável facilitará nesses momentos que a criança precisará usar o banheiro fora de casa.

redutor de assento dobrável, item importante no processo de desfralde

8- Protetor para assento sanitário

Esse item é importante não apenas no processo de desfralde, mas sim para todos que tem criança! O protetor evita o contato da criança com o vaso, e depois é descartado.

protetor de assento sanitário, item importante não apenas no desfralde
Existem vários modelos e marcas!

Espero que tenha ajudado um pouquinho! E se conhecerem mais produtos legais, que ajudem no processo de desfralde, é só citar nos comentários que acrescento no texto!

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *