Isofix, você sabe o que é?

Isofix, você sabe o que é?

Transportar o filho com segurança no carro é uma das maiores preocupações dos pais. Cada faixa etária possui uma recomendação de cadeirinha, posição no automóvel e também sobre como fixá-la no veículo, seja através do cinto de segurança de três pontos ou então do Isofix.

Isofix?

{ O que é Isofix? }

Isofix é um sistema de fixação padronizado para as cadeiras ou poltronas automotivas infantis nos veículos. O Inmetro incluiu o sistema em sua certificação em 2014, e deu um prazo para que os fabricantes das cadeiras para automóveis se adaptarem à nova regulamentação.

isofix

Os carros com sistema Isofix  possuem ganchos soldados à carroceria, onde a cadeirinha é fixada, e essa ligação proporciona maior segurança para a criança, justamente pelo dispositivo estar fixado diretamente à carroceria do veículo.

Não são todos os automóveis que possuem esse sistema, então, se está pensando em comprar um carro novo, esse é um item importante para observar.

Vai viajar para fazer o enxoval do bebê?

A Europa foi a pioneira no uso do Isofix, mas ele não é o único sistema de fixação padronizado. Se você viajar para os Estados Unidos para fazer o enxoval do bebê, vai se deparar com outro sistema, o Latch.

As imagens abaixo deixam claro as diferenças, enquanto o Isofix a cadeira automotiva é fixada à carroceria do carro através de duas travas, no sistema Latch essa fixação é feita através de tirantes flexíveis.  Ambos sistemas utilizam uma terceira fixação, a top tether, que pode ser feita na parte superior ou no assoalho do veículo.

sistema isofix

sistema latch

E é o top tether que facilitará sua vida caso compre um cadeirinha que é desenvolvida para o sistema Latch e será utilizada num veículo do sistema Isofix.

Segundo a matéria da revista Quatro Rodas, o Isofix é considerado mais seguro pois não precisa de nenhum ajuste, enquanto o Latch necessita. Mas ambos são mais seguros do que a fixação pelo cinto de três pontos.

3 thoughts on “Isofix, você sabe o que é?

  1. Oi, Cá.

    Amei a novidade. Realmente não sabia desta nova tecnologia, o que é essencial para a segurança dos nossos filhos.

    Bjs, Pri

  2. Não conhecei e confesso que adorei, acho bem chato a fixação com cinto de segurança, pena que meu carro não vem com essa opção, mas, o próximo, quero comprar com essa opção.

  3. Que ótimo texto e assunto! Nunca tinha ouvido falar destas novas opções e parecem muito bacana e seguras. Parabéns pelo tema!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *