8 dicas para ir à praia com bebês

fralda para piscina

Se viajar com criança exige organização, viajar com bebês exige mais organização ainda. Além dos produtos básicos utilizados pela criança, precisamos analisar as necessidades específicas para o ambiente que a criança estará. Confesso que me rendo às listas, isso desde que meus meninos eram bebês, e até hoje elas fazem parte da rotina do fazer as malas, e garantir que não esqueça nada.

O foco desse texto é para quem vai curtir o Sol, areia, mar e piscina. Separei 8 dicas para ir à praia com bebês, e aproveitar muito!

1- fique atento aos horários para ir à praia com o bebê

A dica é sempre a mesma, evite horários em que o Sol “queima mais”. Dividir as idas à praia em duas etapas é o ideal.

Curtir a praia até as 10 horas da manhã, e depois desse horário voltar para a casa ou hotel, dar o almoço para a criança, aproveitar o cochilo da tarde, e retornar após as 16 horas ou 17 horas em horário de verão.

2- protetor solar

Se você está indo à praia com bebês menores de 6 meses, saiba que eles não podem usar protetor solar. E isso não é frescura não! Na Austrália um bebê de 3 meses foi hospitalizado justamente porque a mãe passou protetor solar no pequeno, e ele desenvolveu uma alergia com vermelhões e erupções cutâneas. Confira a matéria da Revista Crescer.

Mas, se seu bebê é maior de 6 meses, confira as dicas:

  • para crianças de 6 meses a 2 anos, são indicados protetores compostos por filtros físicos, por serem mais seguros;
  • protetores solares indicados para crianças devem conter no mínimo FPS 30;
  • prefira produtos específicos para crianças {hipoalergênicos e que não ardem os olhos}, peça indicação de marca ao pediatra;
  • a primeira aplicação deve ser feita antes de sair de casa ou hotel, com a criança sem roupa, para não ter problema de faltar aplicação em nenhuma parte;
  • não esqueça das orelhas, elas são sensíveis e queimam facilmente;
  • faça a aplicação 30 minutos antes da exposição ao Sol ou água;
  • não economize, aplique uma camada generosa do produto;
  • reaplique o produto conforme especificado na embalagem, geralmente a cada 2 horas;
  • vai passar o repelente? Ele deve ser passado de 15 a 30 minutos após passar o protetor solar;
  • caso esteja na sombra, não deixe de passar protetor solar;
  • dias nublados também queimam, então não esqueça do protetor.

3- fralda de piscina

fralda para piscina
Não tem uma idade limite para as crianças usarem a fralda para piscina (muita gente me perguntou). O que acho importante é a utilização enquanto a criança não passou pelo processo do desfralde, porque pode acontecer dela sentir vontade e fazer o xixi dentro da piscina ou mar. Nessa foto o Dani estava com 1 ano e 10 meses e não havia desfraldado. Ele usou a fralda de piscina embaixo da sunga (pois queria ficar igual o irmão).

As fraldas mais apropriadas para utilizar dentro da água, seja na piscina ou no mar, são as fraldas próprias para piscina. Isso porque elas são desenvolvidas para não sugar a água, e também devem reter o cocô e o xixi.

Elas vestem como roupa, e é mais fácil de tirar, é só rasgar as laterais. Possuem acabamento externo impermeável, e elásticos reforçados nas extremidades, evitando que a água entre.


Leia também…

Mala de inverno, o que levar nas férias de julho?

Hidratação – atenção dobrada no verão


4- chapéu, roupas leves e roupa com proteção solar

praia com bebê

Alguns itens do vestuário podem deixar os dias de Sol mais tranquilos. Chapéu além de proteger os olhos, também protege a cabeça, e são super importantes para as crianças, principalmente para bebês.

Roupas leves e claras também são a melhor opção, e também existem opções com proteção solar, para as mamães que preferem levar o bebê de camisetinha.

5- hidratação e alimentação

Se a criança for menor de 6 meses, a única (e melhor opção) é o leite materno ou fórmula. Já para os que iniciaram a introdução alimentar, muita água, frutas higienizadas e os alimentos que a criança já consome.

Leve os alimentos de casa, respeite horários, e ofereça muita água.

Atenção para a conservação e armazenamento dos alimentos.

6- piscina inflável

A piscina inflável é uma ótima opção para levar à praia e colocar um pouco de água mineral, sempre com supervisão de um adulto, para a criança brincar. Ou então, para ela curtir naqueles horários que estão aguardando para retornar à praia.

Também dá para usar sem água, com alguns brinquedos, se você quer evitar o contato com a areia naquele momento.

7- lençol de casal com elástico

Essa ideia eu achei genial! Vi na internet e não encontrei a fonte para dar os créditos (se alguém descobrir, me avisa!).

É uma maneira de montar um espaço para a criança, com guarda-sol, e longe da areia.

lençol com elástico para montar cercadinho em praia

8- talco para tirar areia

Lógico que os bebês terão contato com a areia, no mínimo os pezinhos, né? O problema é retirar a areia da pele dos bebês!

talco para tirar areia
Dani sempre gostou de brincar na areia, e aí estão seus pezinhos de prova. E o talco sempre ajudou muito no processo de limpeza.

O talco é uma ótima forma de retirar a areia, evitando que ela agrida a pele delicada dos bebês. E essa dica vale para as crianças maiores também! Basta aplicar talco na região com areia, e passar a mão, que a areia vai soltando facilmente.

O único detalhe é que a criança não deve estar molhada, ou seja, a areia deve estar seca.

Agora é só aproveitar e curtir muito! E lógico… tirar muitas fotos!

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *