Quando o bebê começa a babar demais, a morder o bico dos seios enquanto está mamando, coloca muito a mão na boca (as vezes chega a dar ânsia), ou morde o queixo e o ombo da mãe, pode ser sinal de algum dente nascendo. O incômodo deve ser muito grande, então separei algumas dicas naturais (aquelas que a vovó usou), e que ajudam a aliviar e diminuir a irritabilidade da criança.
Técnicas para aliviar o desconforto do nascimento dos dentes – usei e aprovei:
Escova Dedal
Essa eu usei muito, comprei aquela escova dedal de silicone para ajudar na higienização da boquinha quando o Gabriel nasceu (daqueles produtos que a gente acerta em cheio na compra), além de prática para limpar a boca do bebê, ajudou muito na hora de coçar a gengiva e amenizar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes. Como funcionou com o primeiro filho, coloquei na lista de enxoval do Daniel também.
Usava como se estivesse limpando a boca do bebê, mas passava mais vezes na região onde o dentinho estava nascendo, suavemente, mas com a intenção de massagear.
Ajudava muito, e notei que os meninos voltavam a ficar calmos por algum tempo.
Mordedor de silicone
Também optei pelos mordedores de silicone, que não são tão rígidos, e que a criança pode morder quando está incomodada com os dentinhos. Deixava preso à roupinha, para que não deixassem cair.
Alimentos para morder
Essa dica também é legal, geralmente dava cenoura e maçã, que estavam na geladeira, pois como são mais durinhos, ajudam no processo de coçar, e geladinhos, ajudam a tirar o desconforto por um tempinho.
Gaze e chá de camomila
Essa dica também é bem legal! É praticamente a técnica do dedal de silicone. Bastar envolver o dedo numa gaze limpa (e que deve ser descartada depois), e embeber o tecido no chá de camomila (geladinho).
A ideia é, como nas outras técnicas, coçar e aliviar o desconforto por um tempo.
Leia também…
Técnicas para aliviar o desconforto dos nascimento dos dentes – não usei, mas conheço quem usou e aprovou:
Chupeta com água congelada
Para as crianças que chupam chupeta, a ideia é retirar o ar da chupeta (apertando o bico, como na imagem abaixo), em seguida, mergulhar a chupeta num recipiente com água mineral, de forma que ela sugue a água, enchendo o bico.
Coloque a chupeta no congelador, e assim que a água congelar, ofereça ao bebê.
Picolé de leite materno
Se você ainda amamenta, essa é uma técnica que já li em muitos relatos, e as mães sempre elogiam.
Ela consistem em retirar o leite e colocar naquelas forminhas de picolé. Mas é importante ter alguns cuidados, como deixar as forminhas de uso exclusive para o bebês, atentar-se ao armazenamento do leite, e também não oferecer em dias frios.
Mordedor gelado (em gel)
Esse tipo de mordedor é molinho e possui gel na parte interna, e a ideia é colocá-lo na geladeira e dar gelado para a criança, seguindo a mesma lógica das outras sugestões, ajudar a coçar e o geladinho tirar o desconforto.
Obs.: Apesar de conhecer pessoas que fizeram e aprovaram esses três últimos métodos que citei, acho que nos dias frios fica um pouco complicado oferecer algo tão gelado.
Depois me conta se você testou e se funcionou!
FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST