Baú de Menino

Mulheres com prótese de silicone podem ter dificuldades na amamentação?

A amamentação é cercada de dúvidas, muitos mitos, algumas verdades… Acho legal quando famosas expõe suas experiências, pois tornam mais próximo muitas dessas inseguranças.

Falei sobre a amamentação cruzada, aproveitando a matéria em que Deborah Secco falou da possibilidade de sua filha ser amamentada por sua irmã. Nesse mesmo texto, a atriz contou de sua dificuldade em amamentar a pequena Maria Flor, e falou que acredita que a prótese de silicone possa ser a responsável por não ter conseguido vivenciar esses momentos da maternidade.

Imagem Pixabay

Para ajudar as mamães que também tem essa dúvida {ou medo} entrevistei o Dr. André Colaneri, Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que respondeu quatro questões sobre esse assunto:

Prótese de Silicone e a amamentação

1) A prótese de silicone interfere na produção do leite materno?

A prótese de mama não costuma interferir na amamentação. Em todas as técnicas, incluindo subglandular, submuscular, subfascial e duplo plano, a prótese fica abaixo do plano da glândula, deixando a glândula livre para produzir o leite e expeli-lo pelo mamilo.

Importante não confundir a cirurgia de prótese de mama com a mastopexia com prótese. Na primeira apenas a prótese é colocada e não há interferência na glândula e nas aréolas. Na segunda, há manipulação da glândula e das aréolas, o que pode ocasionar dificuldade em amamentar dependendo da extensão da cirurgia.

2) A atriz Deborah Secco, em uma matéria, informou que teve dificuldades para amamentar sua filha, e desconfia que isso ocorreu devido as suas próteses de silicone estarem em cima da glândula mamária. A posição onde a prótese é colocada, interfere na amamentação?

Na verdade nenhuma prótese fica acima da glândula. Pode ficar acima do músculo e abaixo da glândula, na técnica subglandular. Ela não interfere na amamentação.

3) Muitas mulheres, no início da maternidade, produzem uma quantidade grande de leite, e muitas vezes acontece o empedramento, causando dor e desconforto. Para quem possui a prótese, é pior?

Isso pode ocorrer em todas pacientes, mesmo sem prótese. A prótese não aumenta o risco de mastite, ela está abaixo da glândula e não interfere no seu funcionamento. O que ocorre é que sempre que alguém faz uma cirurgia e tem um problema, tem a tendência de culpar a cirurgia. Porém, neste casos o problema não tem relação com a prótese de mama.

4) Após o período da amamentação, é recomendado a troca da prótese de silicone?

Não precisa trocar a prótese depois da amamentação, ela não sofre desgaste por isso. O que ocorre é que a gravidez e amamentação levam à uma flacidez das mamas, mesmo naquelas sem prótese. Muitas pacientes procuram trocar as próteses depois de ter todos os filhos planejados, para aumentar o volume, esticar a pele e corrigir a flacidez decorrente da gravidez. Em muitas delas não basta apenas a troca da prótese, é preciso também retirar o excesso de pele caso este não seja pequeno.

A informação é a melhor fórmula para o sucesso, e isso incluiu as questões maternas. Não se prenda ao “achismo”, busque profissionais que te apoie, informe e oriente…

Para conhecer o trabalho do Dr. André Colaneri, acesse o site.

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST