Como tirar manchas de uniforme escolar

Como tirar manchas de uniforme escolar

Sempre quando compro uniforme novo porque os meninos cresceram, penso, eles ficarão assim impecáveis para meus filhos irem bonitinhos para a escola. Aí, já no primeiro dia, a camiseta volta parecendo que foi usada para limpar o chão da escola. Isso acontece com mais alguém?

Do Gabriel é um pouco mais tranquilo, geralmente é risco de caneta esferográfica, grafite e aquelas marcas de suor que costumam aparecer mais na adolescência.

Já do Daniel parece que foi feito customização, é canetinha, giz de cera, tinta plástica, guache, gordura de lanche ou (e) chocolate, fora a sujeira de quem rolou pelo chão da escola.

Entrava em desespero porque não dá para tirar todas as manchas de uma vez só, e apesar de usar aqueles produtos que tiram manchas (uso aquele que você coloca junto com o sabão em pó), as manchas mais “punks” não saem totalmente.

Resolvi então fazer um lista de manchas e truques para tirá-las dos uniformes escolares (e de outras roupas também).

A primeira dica e que serve para todas as manchas é, não deixe para amanhã, quanto mais tempo demorar para tirar é pior!

Manchas de material escolar

Caneta Esferográfica

Com o auxílio de uma escova de dentes, coloque o detergente sobre a mancha e esfregue com a escova. Tire o máximo que puder, molhe na água para retirar e espuma e coloque leite quente com sal sobre a mancha, e volte a esfregar.

Você verá que a mancha sumiu, agora é só lavar como de costume.

Caneta Hidrocor

A dica da caneta esforográfica também funciona com a canetinha hidrocor, mas outra forma é usando demaquilante bifásico ou álcool isoprofílico. Para isso, você deve colocar um pedaço de papel toalha embaixo do tecido, e ir borrifando o produto sobre a mancha.

Troque quantas vezes for necessário o papel toalha, pois ele absorverá a tinta que está na peça.

Assim que toda a tinta sair, pode lavar normalmente.

Tinta Plástica

Tinta Plástica é outra mancha que sempre vem nas roupas do Daniel, desconfio que o menino será um artista. Para retirar esse tipo de mancha, é recomendado utilizar uma mistura de água morna, sabão em pó e um pouco de álcool. A temperatura da água ajudará desprender a tinta, e você pode lavá-la normalmente em seguida.

Tinta Guache

Nossa, essa é pra acabar! Antes enviava um avental para o Daniel usar nas aulas de arte, mas, a pessoa não satisfeita em pintar apenas os papéis e telas, fazia o favor limpar as mãos nas costas, ou seja, onde o avental não protegia. Bem, a dica aqui é para evitar que suje de guache, porque é uma mancha fácil de ser tirada se ainda estiver molhada.

Mas, se já secou, aí é horrível de tirar! A solução que encontrei para evitar, foi enviar uma camiseta velha do pai, para o rapazinho usar… E assim, se limpasse as mãos nas costas, já estaria protegida.

Entretanto, existem situações que não entendemos como, mas que eles conseguem sujar mesmo com as proteções, e aí o negócio é tentar limpar.

Muitos recomendam o uso de amoníaco, que não curto. A ideia que uso e que até agora funcionou (salve algumas exceções) é: aplicar sabonete branco (molhado) na mancha, com a roupa seca. Depois de passar bastante sabote, molhe a peça e esfregue para fazer bastante espuma.

Deixe de molho. E volte a esfregar após 15 minutos em descanso, e lave a peça normalmente.

Se não resolver, o negócio é encarar a camiseta customizada mesmo!

Tem mais dicas de conservação de roupa infantil nesse post (só clicar)!

Alimentos

Gordura

A gordura é outro exemplo de que é melhor lavar logo que aconteceu, mas como isso na maioria das vezes não é possível, a estratégia é, colocar um papel toalha embaixo da macha e outro sobre a mancha, e passar o ferro de passar (quente).

Ele irá puxar um pouco do excesso de gordura. Depois, com auxílio de uma escova de dentes, aplique o detergente e esfregue bastante. Agora é só lavar normalmente.

Essa técnica de “sugar” a gordura, também é usada com o talco, e depois você deve utilizar o detergente como foi falado, e após, lavagem normal.

 Fruta

Nem todas as machas de frutas são difíceis de tirar, umas são mais fáceis que as outras, e o início do processo é o mesmo. Caso ainda tenha resquícios do alimento, retire. E se o local estiver úmido, melhor ainda.

Eu costumo usar o vinagre (vinagre e bicarbonato devem ser os produtos preferidos do Macgyver). Faço uma mistura de detergente neutro e água morna e aplico no local da mancha, esfrego e aplico o vinagre branco.

Repito novamente a aplicação da mistura e o vinagre. e depois, com o auxílio de uma esponja limpa e úmida (água), esfrego o local para retirar o que faltou sair da macha.

Se ela ainda não sair totalmente, tente um pouco de álcool no local.

Achocolatado

Para os achocolatados (que são um saco de tirar), aplique álcool (com auxílio de um paninho) no local da mancha, e em seguida água quente. Lave em seguida como de costume.

Agora é colocar a mão na massa, ops, na mancha… Boa sorte!

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *