As quatro principais metodologias educacionais, você sabe quais são?

As quarto principais metodologias educacionais

As quatro principais metodologias educacionais aplicadas pelos estudantes do Curso de Pedagogia são a Tradicional, a Waldorf, a Montessoriana e a Freiriana.  Mas você sabe o que as difere?

A maioria das vezes, ao escolher a escola para o filho, os pais pensam no espaço físico, na proximidade da escola com a residência ou o trabalho, e também se o horário coincide com os horários que os pais podem levar e buscar a criança.

Lógico que tudo isso é importante, mas escolher o método adotado pela instituição,e saber qual se enquadra melhor com seu filho e com a família, também é tão importante ou mais que todas as questões anteriores..

Optei por colocar meus filhos na mesma escola, tradicionalista, pois ela vem funcionando muito bem para o Gabriel, meu primogênito, e também por ser mais prático para mim. Mas também estou preparada para mudar, caso ela não se enquadre com a realidade e necessidade do Daniel.

Resolvi escrever esse texto porque muitas vezes não nos damos conta das possibilidades que podemos encontrar ao escolher a melhor escola para nossos filhos.

Tradicional

metodologia educacional tradicional
Foto: FreePik

A metodologia tradicional, é o formato educacional da escola dos meus filhos, como disse anteriormente.  Voltada para a preparação de vestibulares, almeja resultados dos alunos. É o modelo mais conhecido, e que sempre foi adotado na maioria das escolas públicas e privadas.

Sua metodologia consiste em analisar o conteúdo aprendido em sala, através de atividades, deveres e provas.

Waldorf

As quarto principais metodologias educacionais
Fonte: Pixabay

A metodologia de ensino Waldorf, desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, estabelece-se sobre três pilares: o desenvolvimento físico, social e individual dos alunos. Incentivando assim o exercício de diversos aspectos cognitivos, desenvolvendo diferentes tipos de habilidades, com as artes, a música, a dança e a movimentação, sendo essas ferramentas úteis para o avanço de cada indivíduo.

Segue o princípio de que cada aluno é único e deve ser respeitado em seu ritmo biológico único, contando também com a participação ativa dos familiares.

Não utilizam provas, testes e avaliações no inicio da vida escolar, só fazendo uso destas na segunda parte do ensino fundamental, e ensino médio.

Também é conhecida por incluir na grade escolar, matérias não convencionais, como gastronomia, jardinagem, artes, meteorologia e práticas de tricô e crochê. Já no ensino médio, além das matérias obrigatórias, o Waldorf inclui artes e ofícios com práticas como encadernação, tecelagem e pintura.

Montessoriana

As quarto principais metodologias educacionais

A metodologia montessoriana, idealizada por Maria Montessori, respeita e incentiva a autonomia e construção das crianças enquanto indivíduos. Cabendo ao professor guiar os alunos e eliminar obstáculos que prejudiquem a aprendizagem. Essa metodologia assemelha-se com a Wandorf citada anteriormente.

O espaço das salas de aula também são diferenciados, pois são pensados para estimular, facilitar e minimizar riscos de acidente. Os anos letivos são divididos como o ensino tradicional, porém, pode-se encontrar crianças de diferentes idades.

Freiriana

método educacional freiriano
Foto: Freepik

Essa metodologia Freiriana é baseada nos conceitos do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Onde os aspectos sociais, culturais, humanos e emocionais dos alunos devem ser considerados como variáveis significantes no processo educacional.

A pedagogia freiriana não considera o professor como detentor único dos conhecimentos, permitindo a troca de conhecimentos e ideias de mundo entre alunos e professores. Os valores presentes nesse tipo de escola são a humildade, a tolerância, o respeito e a curiosidade, responsáveis por formular nos alunos sua concepção de sujeito frente ao mundo.

Além de todos esses pontos que levantes, o que funcionou muito bem foi visitar a escola no período das aulas, e ver como ela funciona. Sentir se aquele espaço, a maneira que as aulas fluem, são condizentes com o pensamento da família, e mais ainda, se funcionará com aquela criança que iniciará seu ciclo escolar.

Tente não se prender ao que os olhos podem ver, mas sim como o conhecimento chegará ao seu filho!

Viste nossas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAM E PINTREST (@baudemenino)

 

* PUBLIPOST – o conteúdo recebeu incentivo de parceiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *