Esse ano o Daniel mudou de escola, antes estava em uma só de educação infantil, e esse ano o trouxe para a escola do irmão. O inicio nas aulas aconteceu no final de janeiro e admito que pensei: “Mas por quê cargas d’água que as aulas não começaram após o Carnaval?”.
Sabe como é, os pequenos (e os grandes também) passam pelo processo de adaptação, no caso do Dani, ele passou devido a escola nova (está no Jardim II) e também do período, pois esse ano estão no período da manhã.
Então, para as mamães que estão passando por essa mesma situação, preparem-se, pois esses dias que ficaram longe da escola, os pequenos podem passar por um pequeno processo de readaptação.
É compreensivo, e devemos manter a mesma postura da adaptação que ocorreu anteriormente. Conversar (eu já estou falando), pedir ajuda para deixar o material e o uniforme arrumadinho (aqui peço ajuda para escolher qual meia de herói ele quer usar), fazer a listinha de lanches da semana, e frisar o orgulho dele se comportar tão bem na escola.
Retomar a rotina também é importante. Aqui em casa deixei os meninos acordarem mais tarde nesses dias de folia, mas na como voltam na quinta-feira, na quarta vou cumprir os horários que fazermos quando ele tem aula. Acordar, horário de almoço, e o horário de dever, farei alguma atividade.
No dia que as aulas reiniciarem, também vale aquele abraço e beijo na porta da escola, mas sem carinha de piedade, e sim mostrando força e orgulho, deixando a criança segura de que você estará lá na saída para buscá-lo.