Se você é mãe de menino já escutou a seguinte frase: “Ah, ser mãe de menino é bem mais simples do que ser mãe de menina!”. Será?!
Confesso que não acho simples não, principalmente se formos analisar as questões físicas! Como mulheres, sabemos o que as meninas vão passar… Já, como mãe de meninos, descobrimos algumas situações que não estamos acostumadas, a principal (no meu caso) foi a fimose.
Mesmo tendo dois meninos, acho que ninguém melhor que um especialista para falar sobre o assunto! Por isso, o Dr. César Milton Marinelli, que é graduado pela Faculdade de Medicina do ABC e especialista em Urologia e Transplante Renal da Clínica Genics, de São Paulo, respondeu as principais perguntas sobre fimose.
O que é fimose?
Todos os meninos ao nascerem apresentam o pênis recoberto por pele, conhecida como “fimose fisiológica“. Este fato não é motivo de preocupação desde que a pele não provoque obstrução do fluxo urinário ou infecções, uma situação felizmente pouco frequente.
A fimose é diagnosticada quando há uma constricção da pele que recobre o pênis (conhecida como prepúcio) formando um anel que impede a adequada exposição da glande. Após os 3 anos de idade a pele do pênis costuma se soltar espontaneamente. Vale ressaltar que a fimose não impede o desenvolvimento do pênis.
A presença de fimose pode levar a dificuldade de exposição da glande, ardor e dor ao urinar, formação de secreções associadas a mau cheiro, inchaço e vermelhidão.
A cirurgia para fimose é indicada em casos de infecções urinárias frequentes, dificuldade extrema para fazer xixi ou nos quadros de parafimose, caracterizada pela impossibilidade de retorno da pele após a exposição da glande.
Leia também…
Dicas e produtos que podem ajudar no desfralde
20 fatos sobre ser mãe de menino
50 cortes de cabelo para meninos
A fimose tem origem genética?
Não há nenhum estudo até o momento que comprove que a fimose tenha alguma relação genética, ou seja, que seja transmitida de pais para filhos.
Massagens no banho e pomadas ajudam o prepúcio a se descolar? Existe alguma contraindicação?
Até os 3 anos, é aconselhável não puxar o prepúcio da criança para trás para expor a glande e não massagear o prepúcio porque podem ocorrer pequenos traumatismos, inflamações, sangramento, fissuras que podem ser dolorosas, aumentando o estreitamento do prepúcio e agravando a fimose por esgarçar.
As massagens servem exclusivamente para os casos de acolamento da pele, isto é, quando o prepúcio fica grudado à glande. Elas devem ser orientadas por um urologista ou pelo pediatra. “Exercícios exagerados esgarçam a pele, que, ao cicatrizar, tende a se tornar menos elástica, estreitando mais o anel.
Consiste em movimentar a pele do pênis lentamente, esticando e encolhendo o prepúcio sem forçar ou causar dor, durante cerca de 1 minuto por um período de pelo menos 1 mês, de preferência no banho com água morna.
As pomadas para fimose são utilizadas para facilitar os exercícios e alongamentos feitos na pele do prepúcio durante o tratamento. Estas pomadas contêm um corticoide, como a betametasona, que reduz a inflamação do local e facilitam o alongamento da pele.
Embora estes tipos de pomadas nem sempre sejam necessários durante o tratamento, ajudam a aliviar a dor e a acelerar o tratamento. No entanto, só devem ser utilizadas com orientação do pediatra, no caso das crianças, ou do urologista, no caso de adultos, pois o uso frequente de corticoides pode ter efeitos negativos.
A pomada para fimose deve ser aplicada sobre o prepúcio 2 vezes ao dia, a cada 12 horas após higiene da região íntima. A pomada deve ser usada geralmente por 3 semanas, podendo o tratamento ser repetido por mais um ciclo.
Quando é indicada a cirurgia de circuncisão? E até que idade deve ser realizada?
Geralmente não está indicada antes dos 3 anos de idade, não havendo, porém, limite de idade para sua realização. A cirurgia precoce é recomendada apenas quando ocorrem infecções frequentes no pênis, conhecidas como bálano-postites. Outra situação é quando após a exposição da glande a pele não retorna, formando um anel de constricção chamada de parafimose.
Quais casos necessitam da cirurgia antes da data indicada?
A cirurgia precoce é recomendada apenas quando ocorrem infecções frequentes no pênis, conhecidas como bálano-postites. Podem ocorrer casos de retenção de secreção abaixo da pele. Outra situação é quando após a exposição da glande a pele não retorna, formando um anel de constricção chamada de parafimose.
É uma cirurgia considerada simples?
Sim a cirurgia é simples. A cirurgia para fimose, também conhecida como circuncisão ou postectomia, consiste na retirada do excesso de pele para facilitar a higiene do pênis. A cirurgia é geralmente feita por um urologista, dura cerca de 1 hora, inclui o uso de anestesia geral e em crianças ela é recomendada entre os 7 e 10 anos de idade. O paciente recebe alta no mesmo dia, podendo retornar a rotina normal 5 a 7 dias depois da cirurgia, tendo o cuidado de evitar esportes ou brincadeiras que causem impacto na região por cerca de 2 a 3 semanas
Após a cirurgia não há dor para urinar, ocorre sim um desconforto devido a ponta do pênis ficar mais exposta e, assim, mais sensível. A utilização de pomadas cicatrizantes, que diminuam a aderência da pele ao curativo á adequada. São indicados analgésicos por via oral e em alguns casos anti-inflamatórios. Outra forma de tratamento à é a colocação de um anel de plástico, conhecido como plastbell, feito através de uma cirurgia rápida, que dura cerca de 10 a 30 minutos. O anel é introduzido abaixo da glande, abaixo do prepúcio. Após cerca de 10 dias o anel corta a pele e liberando a sua movimentação, caindo após cerca de 10 dias.
Por isso sempre digo que o acompanhamento com a pediatra é muito importante, pois ele verá a necessidade ou não da pomada, ou ainda o encaminhamento ao urologista.
FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST