Sabemos que uma boa alimentação só ocorre quando temos uma organização dos alimentos, ou seja, quando temos opções saudáveis para comer.
Essa organização também deve ser usada na hora de elaborar o cardápio semanal para lancheira das crianças. Ela ajuda na hora das compras no supermercado, além de facilitar na correria do dia a dia.
DICAS PARA MONTAR O CARDÁPIO SEMANAL
Bebidas
- invista em garrafinhas térmicas de qualidade {para manter a bebida gelada e conservada};
- tenha uma garrafinha para água {ela está na lancheira todos os dias, pois facilita a maior ingestão pelas crianças, e também é mais prático};
- prefira sucos naturais, as frutas mais doces são mais aceitas {faça combinações, aqui em casa os sucos com água de coco são sucesso};
- de preferência não adoce;
- caso tenha que enviar de caixinha, procure opções naturais e sem adição de açúcar.
Fruta
- assim como os sucos, aposte na variedade {tem post com dicas de como escolher as frutas};
- é legal enviar frutas com casca, além de serem mais saudáveis por possuírem uma quantidade maior de fibras, as frutas ficam melhor conservadas;
- invista em potes herméticos, para as frutas que são enviadas cortadas {melancia, melão, abacate…} e para as furtas mais sensíveis {como morango e uva – as uvas devem sem cortadas para evitar engasgos}.
- frutas divertidas {foto abaixo} também são bem aceitas pelos pequenos.
Lanche
- aproveite o fim de semana para se organizar, faça algumas opções saudáveis como bolos e pães {já dei receita super simples de cookie de banana e aveia};
- mas também tenha opções industrializadas saudáveis, pães integrais sem açúcar e cookies com frutas e castanhas.
PLANEJAMENTO
Como já falei, o planejamento é a alma do negócio, no caso, da alimentação saudável e diversificada. Pensando nisso fiz um Cardápio Semanal para lancheira das crianças, e se quiser, você pode imprimir.
Faça escolhas levando em consideração o gosto da criança, nada adianta enviar algo que seu filho não gosta e que irá voltar intocado.
Se puder, peça ajuda na hora de escolher os alimentos, e mais, deixe-o participar do preparo.
Pequenos hábitos já ajudam, como os sucos sem açúcar e os bolos sem cobertura, mas nada impede de você deixar uma escapadinha num dia da semana.
A alimentação deve ser saudável e prazerosa!
Excelente! Organização, planejamento e conhecimento sobre produtos mais saudáveis e nutritivos é fundamental para as lancheiras dos pequenos.