Dicas para escolher frutas

Dicas para escolher frutas

Sabemos a importância das frutas no nosso dia a dia, e tentamos ao máximo introduzi-las na alimentação das crianças, seja no café da manhã, no lanche da escola ou como a sobremesa após as refeições.

Sempre estou a procura de formas criativas para apresentá-las e assim criar um maior interesse dos pequenos, como sucos, espetinhos, saladas… mas antes de nos preocuparmos como oferece-las, temos que saber escolher!

Por isso separei algumas dicas para escolher frutas!

Frequência de compra

Aqui em casa compro frutas 1 vez por semana, é o tempo necessário para me programar na alimentação {tanto as refeições em casa quanto os lanches da escola} e também não corro o risco de perdê-las, evitando o desperdício.

Também é legal prestar atenção na fase das frutas, para as que serão consumidas imediatamente ou então nos próximos dois após a compra, você pode escolher as frutas maduras.

Já, as frutas que serão consumidas mais para o meio da semana, é melhor estarem quase maduras. As que ainda não estão maduras, deverão ser consumidas próximas dos dias que antecedem a nova compra.

O legal é manter as frutas maduras refrigeradas {principalmente no verão}, já as verdes poderão ficar em fruteiras, na temperatura ambiente.

dicas para escolher frutas
Imagem Pixabay

Dê preferência às frutas da estação

Optar por frutas da estação é uma ótima forma de ter produtos mais bonitos e suculentos, e com preços menores, dessa forma, além de um consumo mais saudável, você também cuida da saúde de sua carteira.

A revista Crescer publicou uma lista bem legal da sazonalidade das frutas, são elas:

De janeiro à março

Abacate, abacaxi, banana-prata, banana-maçã, caqui, figo, fruta-do-conde, jaca, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, mamão, pera e uva.

De abril à junho

Abacate, banana-d’água, banana-maçã, coco, limão, laranja lima, laranja da Baía, laranja seleta, maçã, mamão, maracujá e tangerina.

De julho à setembro

Abacate, banana-prata, banana-maçã, banana-d’água, goiaba, jabuticaba, laranja lima, melão, melancia, morango e tangerina.

De outubro à dezembro

Abacaxi, banana-prata, goiaba, laranja Natal, laranja pera, manga, mamão, melão e uva.

Quando as frutas estão boas

Cada fruta tem “técnica” para descobrir quando estão maduras, selecionei algumas dicas das frutas mais conhecidas e que podem te ajudar na hora da compra.

Abacate: aperte-os suavemente para saber se estão firmes, e sacuda-os levemente, pois se a semente estiver solta, é sinal que está maduro.

Abacaxi: sempre verifiquei tirando uma folha, mas saiba que quando a casca do abacaxi estiver aberta e lisa, significa que está mais maduro. Já a casca fechada, é sinal que está menos doce.

Para saber se ele está fresco, basta olhar em sua base, quanto mais úmida, mais fresco ele é!

dicas para escolher frutas
Imagem Pixabay

Banana: é uma das frutas mais fáceis de acertar, mas nem por isso mais simples. Analisar o aspecto da fruta é importante. Estão maduras quando estão amarelas e com pequenas machas marrons. Mas, levando em conta ela ser uma fruta bastante usada, você pode comprar parte madura e parte verde, para consumir durante toda a semana.

Coco: sou apaixonada com coco, e tinha dificuldade em saber como comprá-lo. A técnica é simples, se você quer saber se a fruta tem bastante água, basta balançá-lo e escutar o barulho, mas, se a intenção é comer a fruta, bata com um cabo, e se o som form oco, ele está no ponto.

Laranja: Gosto de comprar analisando a casca das laranjas, as com casca lisa e fina são mais suculentas. Outra forma para saber a quantidade de suco da fruta, é verificar se estão firmes e pesadas.

Limão: assim como as laranjas, o limão com a casca lisa possuem mais suco.

dicas para escolher frutas
Imagem Pixabay

Maçã: essa também é fácil! A cor da fruta deve ser vida, as opacas já passaram do ponto! Devem estar firmes e sem machucados.

Melancia: também deve estar firme e sua casca lisa.

Melão: assim como as outras frutas, busque frutas com a casca firme e a cor viva. Quando as extremidades do melão estão macias, significa que está maduro.

Mamão: as frutas com tom amarelo-alaranjado estão maduros. Prefira o mamão sem manchas.

Maracujá: esse compro muito, e a primeira coisa que analiso é a casca lisa, e sem machucados {aquelas partes fundas}. Ele deve estar firme e brilhante.

dicas para escolher frutas
Imagem Pixabay

Morango: O morango é um pouco mais complicado, já que eles geralmente estão nas caixinhas, então não olhe só de um lado da caixa, e sim na parte de baixo também. As vezes os morangos que não estão bons estão escondidos. Prefira morangos da cor vermelha bem viva e sem manchas.

Os morangos com parte moles já passaram do ponto, não compre!

Pera: é umas das frutas que considero mais simples de escolher. Quando estão duras é sinal que estão verdes… As peras maduras são macias, e sem manchas, que pode ser sinal que já passaram do ponto.

Uva: Gabriel é fã de uva, como ele já é um pré adolescente, não tenho tanta preocupação quando ele consome, mas para o Daniel prefiro as uvas sem caroço, e mesmo assim ofereço a fruta picada, para evitar o risco de engasgar.

As que escolho aqui para casa são a  Thompson ou Crimson, justamente por não virem com caroço e serem bem docinhas.

 FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *