Passado as festas a gente começa a pensar nos gastos do ano novo, não é? IPTU, IPVA… e o material escolar! Aqui em casa como são dois, o gasto é considerável.
Apesar do valor das apostilas dos meninos já estarem embutidos na parcela do colégio, são vários itens, principalmente para o Daniel que passou para o 2º ano do Ensino Fundamental.
Por isso resolvi listar 10 dicas para economizar no material escolar:
1- Geralmente, na última reunião do ano, os professores entregam aos pais o que sobrou do material escolar do aluno, e alguns itens estão novos. Pastas, tintas, estojos… Podem ser reaproveitados e ajudar na economia.
2- Mochilas são um dos itens mais caros, aqui em casa o acordo é utilizar por dois anos, e os meninos já acostumaram! Mas caso precise trocar esse ano, procure coleções passadas, geralmente essas estão em promoção e a qualidade é igual da coleção nova, só mudando o desenho. Como o Daniel curte heróis, eles estão em qualquer coleção que procure (rs).
3- Com a lista em mãos e já retirado o que você conseguiu reaproveitar (caso consiga reaproveitar), faça comparativos de preços. Algumas lojas fazem orçamento através de e-mail, outras você consegue comparar através da loja virtual. Dessa forma você visualiza a economia e compara os valores de um mesmo produto, podendo comprar uma parte em uma determinada loja, e o restante em outra.
4- Mas lembre-se, não deixe para a última hora! Além de correria, você pode não encontrar produtos para comparar e ter que comprar com um valor não tão vantajoso.
5- Participo de grupos de WhatsApp das mães das classes dos meninos, e isso ajuda muito, inclusive na hora de comparar preços. Esse ano, as mães da classe do Dani já passaram valores dos livros de leitura que pesquisaram, e também alguns orçamentos de material.
____________________________________________________________________________________________________
Leia também…
Como tirar manchas de uniforme escolar
10 ideias para organizar o cantinho de estudos
____________________________________________________________________________________________________
6- Pensando nessa ajuda entre mães, alguns lugares compensam comprar em grande quantidade, reduzindo o valor unitário do produto. Também é uma ótima solução para famílias com mais de um filho.
7- Ficar atento as marcas também é algo que ajuda muito na economia. Quanto mais conhecida, mais cara! Mas analise, as vezes o barato sai caro… Por exemplo, cola em bastão já tentei economizar mas só aquela marca conhecida (e mais cara) funciona bem! Então, gasto mais nela e economizo em outro ou outros itens.
8- Outra coisa que encarece os produtos são os personagens! Por isso, se você não consegue dizer não ao seu filho, ou ele não respeita um combinado do tipo “deixo escolher um caderno, mas o restante não!”, então não leve-o para comprar o material, senão a economia vai para o ralo…
9- Personalizar o material com etiquetas do personagem favorito do seu filho também é uma forma legal de economizar, e deixá-lo feliz! Você pode comprar etiquetas prontas, ou fazer as suas exclusivas.
10- Os livros, assim como mochilas, são responsáveis por boa parte dos gastos com o material escolar. Uma saída é frequentar bibliotecas públicas ou mesmo da escola, para emprestar os livros de leitura, isso vale para os maiores. Já para os pequenos que precisam ter o livro de leitura na escola, vale visitar sebos em busca dos títulos, existem opções virtuais, ou então procurar as mães dos anos anteriores, caso os títulos não tenham mudado de um ano para o outro, e perguntar se estão vendendo.
Dicas anotadas! Vamos as compras…
Quanta dica legal!
Estou conhecendo seu blog agora e já estou amando!
estou entrando no time das mamães agora! Coração está a mil! Mais ainda falta um pouquinho pra eu ter que me preocupar com material escolar rs
Vou ficar grudadinha aqui pra não perder nadinha!
Bjus
Taty
Na Casa dos Abrantes
Canal
Instagram