Sabemos que nem tudo que se vê na internet pode ser colocado em prática, né? Já faz um tempinho que vejo vídeos de mães fazendo lavagem nasal em seus bebês, utilizando soro fisiológico e seringa (o vídeo mais recente que vi está abaixo).
Aqui em casa usávamos aquele “espirrinho” mais comum, e usamos por um bom tempo, até a chegada do jato contínuo (aquele que vai até o cérebro), que a pediatra dos meninos recomendou, e realmente foi ótimo.
Como somos alérgicos, é algo que sempre está em nossa farmacinha familiar, inclusive um para cada um dos meninos!
Mesmo sabendo que o soro fisiológico é ótimo para lavar o nariz de adultos e crianças, não tinha nada concreto para falar do uso da seringa, justamente por não ter usado.
Então, entrei em contato com a pediatra Dra. Daniela Cunha, da Clínica Vacine, para responder as principais dúvidas sobre esse assunto.
Afinal, lavar o nariz de bebês e crianças com soro fisiológico e seringa, pode?
Dra. Daniela: A lavagem nasal com seringa e soro não é agressiva para a criança e pode ser realizada pelos papais e mamães. Vale ressaltar que é preciso apenas tomar cuidado para não machucar o nariz da criança, pois geralmente elas não ficam paradinhas como no vídeo.
Dar preferência para as seringas com rosca ao invés de ponta.
E uma dica importante é que a criança deve estar com a cabeça abaixada para a frente.
Leia também…
Tire suas dúvidas sobre a vacina da gripe
Farmacinha do bebê – 10 itens importantes
Para quem tem dificuldade em usar a seringa, o que você recomenda?
Dra. Daniela: Na maioria das vezes não é fácil usar seringa e soro no nariz da criança. Por isso indicamos o spray de jato contínuo com soro fisiológico, que também elimina o catarro.
Existe uma idade mínima para o uso do soro fisiológico com jato contínuo?
Dra. Daniela: Não tem idade mínima, pode ser usado desde bebê.
Uso o soro com jato contínuo nas crianças apenas quando estão com processo alérgico ou de gripe. Mas já escutei que muitas mães usam diariamente, como uma rotina. Isso é prejudicial?
Dra. Daniela: Não é prejudicial, inclusive ajuda muito! A lavagem nasal tem a função primordial de higienização do nariz, gerando assim uma maior limpeza e consequentemente melhor funcionamento do sistema mucociliar.
Agora que sabemos a importância da higiene nasal, e das formas que ela pode ser feita, basta escolher o que se adapta melhor a realidade da sua família, e em caso de dúvida, sempre consultar um pediatra!
FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST