Baú de Menino

Búzios com crianças

Esse ano nossa “road trip” foi bem estendida, resolvemos arriscar e fizemos uma viagem de 9 horas e meia (Jundiaí-SP – Rio – na volta também deu esse tempo, pegamos trânsito no Rio). Preparados para enfrentar estrada com criança, partimos rumo a Búzios!

Mas, a ideia é aproveitar Búzios com crianças, e como não conhecíamos a cidade, primeiramente fizemos uma parada na Pousada Miratlântico. Ela é simples, mas acolhedora. Com café da manhã incluso, e nosso objetivo era justamente esse, tomar café da manhã na pousada e partir para a praia. Ela fica próxima a uma das melhores praias para as crianças, a Praia da Ferradura, que é uma praia de enseada de águas tranquilas e geladas (o que é muito bom pelo calor que faz na região), e muito boa para as crianças brincarem. Não sei se pelo período que fomos (semana que antecede o Natal), mas a praia estava calma.

Piscina da Pousada Miratlântico, com serviço de bar e televisão.
Entrada da Pousada Miratlântico, sentido praia… dá para avistar o lindo mar da Praia da Ferradura.
Entrada do quarto que ficamos hospedados.

Possui serviço de praia, mas prepare o bolso que não é muito barato! Se for de carro, dá para estacional bem na entrada da praia (custo R$ 10,00) e, caso não tenha levado, para locar duas cadeiras e guarda-Sol para o dia todo, R$ 30,00. Mas com criança não tem jeito, principalmente se você pretende ficar muito tempo na praia.

Esta foto consegue transmitir o motivo das águas serem mais calmas na praia da Ferradura. Ela é uma praia de enseada, uma ótima opção para curtir com as crianças.

As crianças brincaram muito nas areias limpas e na água deliciosa! Ficamos bem ao lado do aluguel e instrução de stand up paddle.

Na praia da Ferradura, sempre ficamos logo na primeira entrada, perto da pousada, nesse cantinho já encontramos o aluguel de cadeiras e guarda-sol. E estrategicamente, também estava o aluguel e aula de Stand Up Paddle.

Para o almoço, seguimos para a Rua das Pedras, a mais conhecida da cidade, onde você encontra lojas de artesanato regional, e também restaurantes para todos os gostos, inclusive para quem procura comida mais caseira para as crianças.

Vista da Orla Bardot.
Da Chez Michou conseguimos ver o mar.

A Orla Bardot também é um passeio muito legal, você encontra lojas de grife, e ótimos restaurantes. Como as crianças queriam pizza em uma noite, experimentamos a Pizza Quadrada da La Pizza Quadrada e aprovamos, e no outro dia, por indicação de uma amiga, fomos ao Chez Michou, creperia muito conhecida e super aprovamos! Com criança tem que rolar uma refeição completa, né? Então optamos por jantarmos no restaurante Lorenzo.

Delícia de crepe quatro queijos da Chez Michou.

Além desses passeios a pé, você pode conhecer todas as praias através do Tourshop, tem aluguel de buggy, lancha, passeio de catamarã e trolley.

Depois de conhecermos a cidade, saímos da pousada e partimos para conhecer o resort que apareceu no filme Loucas para Casar… o Blue Tree Park Búzios.

Blue Tree Park Búzios – resort com muitas opções de diversão (incluindo lindas piscinas).

Já conhecíamos o de Lins e adoramos, e isso nos fez optar pelo resort. Na pousada a escolha era sair para almoçar e jantar, para assim conhecer um pouco da cidade, já com o resort o foco é relaxar e curtir tanto a infraestrutura, quanto a praia (praticamente privada), a Praia de Tucuns.

O Blue Tree Park Búzios tem ligação direta com a Praia de Tucuns.
A praia de Tucuns é pouco movimentada, de areia fofa e um mar agitado. Propícia para esportes marítimos, mas não aconselhável para as crianças brincarem.

Se a Praia da Ferradura é uma ótima opção para curtir com os pequenos, Tucuns é conhecida por suas águas frias e muito agitadas, ótimas para a prática de surf.

Com areia limpa, praticamente sem movimento, é tranquila para curtir com a família, mas não dá para bobear ao entrar na água com os pequenos, eu optei por procurar conchas e brincarmos de chutar a água, sem entramos no mar.

Com o resort, dá para programar as atividades, por exemplo, após o café da manhã, caminhar na praia, entrar na piscina, depois o almoço, jogar minigolfe e arco e flecha, voltar a piscina… enfim, tem muitas atividades, e para a família que curte monitoria, o grupo de monitores tem sempre brincadeiras legais com as crianças.

Nós optamos para curtir junto com as crianças, então fazíamos atividades juntos, e quando não podia, revezávamos.

Apesar de estarmos no resort, dá para curtir a cidade, pois de carro é rapidinho. Fizemos amizade com um casal mineiro (também com criança), e eles não fizeram a nossa estratégia da pousada, ficaram direto no resort. Então, eles saíam para conhecer a cidade a noite, seja para jantar ou apenas para caminha e ver as lojas.

Quemos voltar com certeza, a cidade é linda, possui várias farmácias, supermercados, postos de gasolina (mas o valor como em toda praia com muita procura é mais alto. Dica é abastecer, se possível, antes de entrar na cidade.).

Como toda cidade litorânea, Búzios também recebe a visita de muitos pernilongos, aconselho que leve repelentes (sempre orientar-se com o pediatra para os indicados para cada faixa etária das crianças).

O uso de protetor solar deve ser constante, lembre-se de aplicar de tempos em tempos, e principalmente após entrar na água, o Sol no Rio de Janeiro é intenso.