Kung Fu e seus Benefícios

Imagem da Internet
 
          O Kung Fu é um sistema de luta desenvolvida na China no Templo Shao-Lin. A expressão Kung Fu (= Kung + Fu), pode ser traduzida de várias maneiras, como por exemplo: “Tempo de habilidade” e Trabalho árduo .
 

            Como o termo Kung Fu é muito amplo atualmente foi adotado dois termos distintos para especificar melhor as suas variações e são elas:

– Kuo Shu : Significa o estudo e a prática das Artes Marciais Chinesas destacando-se o Kung Fu tradicional (Antigo).-Wu Shu : Expressão que incorpora amplamente todas as artes marciais, militares e esportivas em todo mundo (Moderno).

 

 

 

          Não há um registro certo que indica quando o Kung Fu foi desenvolvido, mas estima-se que seu desenvolvimento ocorreu há cinco mil anos. Alguns documentos, como o Livro dos Ritos , o qual fora redigido durante a dinastia Chou entre os anos de 1066 A.C e 403 A.C, já mencionava a existência das artes marciais. Inicialmente havia apenas exercícios respiratórios, mentais e de cultura física, os quais foram desenvolvidos e praticados por monges Taoístas.

               Com o passar do tempo perceberam que os monges estavam em condições de emagrecimento, fracos e incapazes de se manterem acordados durante a meditação. O monge indiano recodificou o Kung Fu, introduzindo também os 18 exercícios conhecidos como “as 18 mãos de Lo-Han”, para condicionar seus corpos e suas mentes. Posteriormente, no século XVI, Um jovem muito rico que entrou no templo Shao-Lin, chamado Kwok Yuen, ampliou os 18 exercícios de Ta-Mo para 72.
               Com o contato com dois mestres de combate, Pak Yook Fong e um ancião conhecido como Li, ampliou os 72 movimentos originais para 170.
                Em seguida, um estudo profundo foi feito pelos monges com grande capacidade de percepção, observando as lutas dos animais e introduzindo suas formas aos movimentos conhecidos, classificando-os em cinco distintos estilos: o Tigre, a Garça, o Leopardo, a Serpente e o Dragão, conhecidos como as cinco formas do Kung Fu, sendo que posteriormente foram criados vários outros estilos como o Macaco, o Louva-a-Deus, a Águia entre outros que hoje em dia calculam-se centenas de estilos difundidos por toda China após a destruição do Templo Shao-Lin.
           O Kung fu foi trazido para o Brasil no final da década de 60 por imigrantes chineses e vem se desenvolvendo a cada ano que passa, podendo ser treinado por todos, homens, mulheres, crianças e até idosos. Com a prática freqüente do Kung Fu o praticante pode logo perceber a melhora em seu estado físico, mental e espiritual.
Imagem da Internet
Benefícios com a prática do Kung Fu 
               Os benefícios resultantes da prática do Kung Fu são voltados ao crescimento pessoal e mental do praticante. Em suma, pode-se dizer que o Kung Fu é ótimo para o bem do corpo e equilíbrio da mente, já que em paralelo às práticas das técnicas, o aluno é incentivado a conhecer a cultura filosófica que suporta esta arte marcial milenar e percussora das demais.
                  Alguns dos benefícios propiciados pela sua prática são:
  • Melhora a atenção e senso de percepção;
  • Auxilia a ampliar o senso de espaço e direção;
  • Aprimora os reflexos;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Auxilia no fortalecimento do corpo;
  • Auxilia na coordenação motora;
  • Permite a interação com outros praticantes incentivando a inclusão social;
  • Proporciona o auto-conhecimento;
  • Prepara o praticante para a transposição de dificuldades;
  • Permite o praticante perceber que nada é impossível;
  • Estimula a autoconfiança;
  • Auxilia no melhoramento do equilíbrio emocional;
  • Incentiva a paz e harmonia; e
  • Não incentiva a violência.
Mestre Júlio César