Baú de Menino

Queda de cabelo pós-parto

O bebê nasceu e os cabelos da mamãe começam a cair…
 
Quem acompanha o Instagram do Baú {@baudemenino} sabe que eu adoro bater um papo, trocar ideias e experiências. E nessa semana, em especial, notei que várias recém-mamães estão preocupadas com a queda de cabelo pós-parto. Deixei recadinho falando que isso aconteceu comigo, e que vai passar… e logo, logo elas notarão aqueles fiozinhos espigados {sinal que estão crescendo novos}.

 
Mas sei que mensagens de apoio nem sempre são suficientes para tranquilizar, então fui pesquisar, para postar explicações técnicas para acalmar os corações aflitos e vaidosos dessas mamães. Afinal, ninguém quer a moda tal mãe tal filho cabelo… bebê careca e mamãe também!
 
Todos os artigos que li, isso mesmo é unanime, dizem que a queda de cabelo no pós-parto é normal. Geralmente a queda inicia-se entre o segundo e o terceiro mês após o nascimento do bebê. 
 
Lembra da felicidade que ficou quando na gestação seu cabelo ficou mais volumoso e sedoso. Foi muito amor pela cabeleira, né? Parecida o cabelo da Gisele Bündchen para comercial de shampoo… Então, isso aconteceu pela atuação dos hormônios, principalmente a progesterona.

{ fases do cabelo }

A fase de crescimento dos cabelos é denominada Anágena, que dura de dois a sete anos. Lembrando que os fios crescem de 1 a 2 centímetros/mês.
 
Já a fase de repouso é chamada de Catágena, onde o cabelo para de crescer, e pode durar até três semanas.
 
A fase da queda é a Telógena, é aí que os fios caem do folículo. Normalmente caem entre 50 a 100 fios/dia. Após a queda, a raiz descansa aproximadamente de dois a quatro meses, e aí entra novamente na fase de crescimento.
Durante a gravidez, os hormônios fazem com que a fase Anágena dure mais tempo, explicando os cabelos lindos…
Mas, depois de dois ou três meses do parto, esses hormônios caem, interferindo no cabelo. Assim muitos fios estarão na fase Telógena.
Apesar de comum essa situação, sempre digo que quem deve analisar é o médico, o especialista no assunto, pois outros fatores podem causar a queda de cabelo. Como por exemplo a carência nutricional, pois a gravidez e a lactação consomem energia da mamãe, e também alterações na tireoide e anemia por deficiência de ferro.
Mas geralmente, a queda pós-parto é decorrência do processo hormonal, além do stress físico e psicológico do parto, e da nova rotina com o bebê.
Então mamães, foi na consulta com o ginecologista, tá tudo certo? Então fica sussa, logo, logo, estará com sua cabeleira completa.
             tuasaude.com
             guiadobebe.uol.com.br