As mudanças no organismo da mulher durante a gestação ocorrem desde o momento da concepção. Sono, fome, alterações na pele, nos cabelos… mas você sabia que também ficamos suscetíveis à prisão de ventre?
A constipação durante a gravidez é resultado da presença do hormônio feminino progesterona, que possui entre suas ações, a diminuição da contração das fibras musculares lisas, presentes em todo o intestino.
Isso ocorre para inibir a contração da musculatura do útero, e com aumento dos níveis deste hormônio conforme a gestação avança, a prisão de ventre também pode piorar.
O Dr. Áderson Damião, do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, respondeu algumas perguntas para ajudar as gestantes a driblar esse desconforto.
A mulher que planeja engravidar tem como preparar o organismo para não sofrer com a constipação?
O ideal é manter uma dieta saudável, bem balanceada, com quantidade adequada de fibras, ingerir líquidos ao longo do dia e manter a atividade física recomendada.
Com o avanço da gravidez a prisão de ventre pode piorar? Por quê?
Pode de fato piorar, por conta do aumento do volume do útero e compressão das alças intestinais, mudança na dieta (ex., redução de ingestão de fibras e líquidos por vômitos).
Como muitos medicamentos são contraindicados na gestação, existem formas naturais para minimizar ou acabar com esse incômodo?
O ideal é a orientação médica. O médico avaliará como está a dieta da gestante, se está devidamente balanceada, com ingestão adequada de fibras e líquidos. Por vezes o retorno à atividade física adequada e apropriada é suficiente, ao lado de medidas alimentares.
Algum alimento deve ser evitado durante a gestação para não piorar a prisão de ventre?
De maneira geral não. A dieta equilibrada e saudável deve ser mantida. Em casos selecionados, a gestante pode referir que um ou outro alimento causa desconforto abdominal, porém, esta situação é particular e deve ser abordada pelo profissional de saúde de forma individualizada.
O organismo da mulher volta ao normal logo após o parto, referindo-se à constipação, ou leva um tempo?
A tendência é que volte ao normal, desde que sejam respeitadas: a ingestão adequada de fibras e líquidos e se mantenha a atividade física.
Agora é cuidar da alimentação, da atividade física, e procurar seu médico caso o desconforto apareça ou aumente…
FACEBOOK // INSTAGRAM// PINTEREST