Baú de Menino

Miopia na gravidez e outros assuntos oftalmológicos

      Adoro prosear nas redes sociais, já contei, e esses dias estava conversando com a Deise, uma instamiga que sempre é carinhosa e comenta meus posts. Conversa vai, conversa vem e entramos no papo miopia, ela comentou que a vista dela está embaçada e que acredita que tenha alterado o grau.
 
      Foi aí que lembrei que a minha miopia alterou na gestação e que quanto comentei com o meu oftalmologista, ele falou que é comum a gestante míope ter seu grau alterado no pré e pós parto. E realmente, depois de um tempo do nascimento do meu filho o grau regrediu e estabilizou no que era.
 

    Para falar direitinho sobre esse tema, que não tenho conhecimento de especialista, apenas de vivência, fui dar uma pesquisada no assunto e o texto que achei mais legal e explicadinho para leigos, foi o da Revista Crescer. Quem falou sobre o assunto foi a médica e coordenadora do núcleo de Prevenção à Cegueira da Universidade Estadual de Campinas, Denise Fornazari.
 
     Ela aconselha a grávida a marcar uma consulta oftalmo, mesmo sem ter problemas oftalmológicos,  assim que descobrir a gestação e depois um retorno no terceiro trimestre. 
 
     Isso porque as mudanças hormonais, tão conhecidas na gestação, podem ocasionar alterações na córnea. 
 
     Para quem já usa, esse período pode ocasionar uma intolerância à lente de contato ou até o aumento do grau, o que aconteceu comigo, principalmente no fim da gestação. Ela indica que se o grau não for muito diferente do que usava ante, o melhor é esperar, pois o problema regride no pós-parto, pelo menos na maioria dos casos, no meu regrediu, voltou no grau exato.
 
      A médica também alerta ao uso de colírios, pois assim como os demais medicamentos, você deve perguntar ao oftalmologista, pois a maioria deles não passou no teste específico para avaliarem a segurança do uso durante a gestação. Gente, nada, nada mesmo de tomar medicamentos sem antes falar com sua ginecologista.
 
    Alguns casos devem ter acompanhamentos mais frequentes com o oftalmo, é o caso das gestantes com diabetes gestacional e hipertensão. Outro caso que também merece cuidado, e eu não sabia, são as mulheres com um grau maior de 7, elas devem fazer um mapeamento de retina. O alto grau pode ser um impedimento para o parto normal, pois como a córnea também retem líquido, ela pode romper com o força que a gestante fará nesse tipo de parto.