Na língua tupi, Tietê quer dizer verdadeiro. Ele é o maior e mais respeitável rio paulista, possuindo quase 1.100 quilômetros de extensão, e corta o Estado de São Paulo de leste a oeste, nascendo no município de Salesópolis, na Serra do Mar em São Paulo, e deságua no Rio Paraná, na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul.
Foi responsável pelo desenvolvimento de muitas cidades por onde passa, e ao contrário de outros cursos d’água, o rio Tietê se volta para o interior e não corre para o mar, se tornando um importante instrumento na época da colonização. Com tudo isso, o rio é essencial como material de estudo, e a escola do Gabriel levou as crianças para verem de pertinho tudo isso. Eles foram conhecer o Memorial do Rio Tietê, em Salto.
O Memorial é um museu sobre o rio, que ocupa o prédio onde funcionou o Restaurante do Salto. Ele possui uma parede de vidro com 18 metros de extensão, onde está reproduzido o mapa do rio Tietê, da nascente à foz, podendo ver ao fundo a cachoeira e a mata ciliar.
Monitores contam a história e a importância do rio, também apresentam um documentário de 30 minutos sobre ele. Ao lado do memorial existe um café com deck, onde os visitantes podem observar a cachoeira.
Outro atrativo, o Gabriel disse que dá um medinho, é a Ponte Pênsil, ponte centenária com 75 metros, que foi construída em 1913 para recuperar o acesso dos pescadores do rio. Ela foi revitalizada e manteve suas caraterísticas, balança ao passar. Ela está localizada sobre a margem direita do Tietê.
salto.sp.gov.br
As vezes acostumamos com algo e não sabemos, e nem damos, a importância daquilo. Pensamos do futuro do Tietê, mas ele também já foi muito ilustre no passado!
Fonte: sabesp.com.br
salto.sp.gov.br
Informações do meu filhão