Já falei sobre amamentação e a importância da pega correta. Agora vou falar um pouquinho de diferentes jeitos de amamentar.
Essa é uma forma de prevenir fissuras nos mamilos, além de garantir que todo o leite produzido seja liberado para o bebê.
Tradicional ou Clássica
Sentada, a mãe apoia a cabeça do bebê sobre a dobra do cotovelo (do mesmo lado do seio em que ele mamará), de forma que fique barriga com barriga.
Uma dica para essa posição ficar mais confortável, é utilizar uma almofada ou travesseiro para apoio do corpo da criança, mantendo-a apoiada no braço.
Invertida
Sentada, a mãe segura o bebê encaixado sob seu braço, do mesmo lado do seio que ele mamará. O corpo da criança deve ficar na lateral da cintura.
Essa posição pode ser muito confortável caso seu filho tenha preferência por uma posição de cabeça. Assim ele tende a rejeitar menos o seio (caso esteja acontecendo).
Também é um ótima opção para cesárias, seios fissurados, ou quando o bebê não consegue abocanhar toda a aréola, pois essa posição faz com que o bebê fique de frente para o peito, favorecendo a pega.
Cavalinho
Apoie o bebê sentado em uma de suas pernas, deixando-o de frente para o seio que será mamado. Com um dos braços, a mãe apoia a cabecinha da criança, e com a outra mãe posiciona a mama.
Essa posição é mais utilizada por prematuros ou quando o bebê está sonolento, e também é indicada para crianças com refluxo ou com facilidade para regurgitar.
Deitada
Nessa posição a mamãe e o bebê ficam deitados na cama, a mãe de lado e o bebê pode ficar envolvido pelo braço da mãe, ou então diretamente na cama (a cabeça do bebê deve estar ligeiramente elevada).
Apesar de não haver restrição alguma em aplicar essa posição com bebês saudáveis (Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria), é aconselhável que a mamãe e a criança estejam acompanhados, por se tratar de uma posição favorável ao sono, e um acompanhante pode evitar acidentes. Lembrando que na fase da livre demanda, as mamães podem estar mais cansadas.
Minha experiência
Com meus dois filhos utilizei muito o jeito tradicional de amamentar e o deitada, pois foram as que mais senti aconchego.
É muito importante que nesse momento tanto a mãe quanto o filho estejam bem posicionados, confortáveis e tranquilos.
Fonte:
Revista Crescer