Transportar o filho com segurança no carro é uma das maiores preocupações dos pais. Cada faixa etária possui uma recomendação de cadeirinha, posição no automóvel e também sobre como fixá-la no veículo, seja através do cinto de segurança de três pontos ou então do Isofix.
Isofix?
{ O que é Isofix? }
Isofix é um sistema de fixação padronizado para as cadeiras ou poltronas automotivas infantis nos veículos. O Inmetro incluiu o sistema em sua certificação em 2014, e deu um prazo para que os fabricantes das cadeiras para automóveis se adaptarem à nova regulamentação.
Os carros com sistema Isofix possuem ganchos soldados à carroceria, onde a cadeirinha é fixada, e essa ligação proporciona maior segurança para a criança, justamente pelo dispositivo estar fixado diretamente à carroceria do veículo.
Não são todos os automóveis que possuem esse sistema, então, se está pensando em comprar um carro novo, esse é um item importante para observar.
Vai viajar para fazer o enxoval do bebê?
A Europa foi a pioneira no uso do Isofix, mas ele não é o único sistema de fixação padronizado. Se você viajar para os Estados Unidos para fazer o enxoval do bebê, vai se deparar com outro sistema, o Latch.
As imagens abaixo deixam claro as diferenças, enquanto o Isofix a cadeira automotiva é fixada à carroceria do carro através de duas travas, no sistema Latch essa fixação é feita através de tirantes flexíveis. Ambos sistemas utilizam uma terceira fixação, a top tether, que pode ser feita na parte superior ou no assoalho do veículo.
E é o top tether que facilitará sua vida caso compre um cadeirinha que é desenvolvida para o sistema Latch e será utilizada num veículo do sistema Isofix.
Segundo a matéria da revista Quatro Rodas, o Isofix é considerado mais seguro pois não precisa de nenhum ajuste, enquanto o Latch necessita. Mas ambos são mais seguros do que a fixação pelo cinto de três pontos.
Oi, Cá.
Amei a novidade. Realmente não sabia desta nova tecnologia, o que é essencial para a segurança dos nossos filhos.
Bjs, Pri
Não conhecei e confesso que adorei, acho bem chato a fixação com cinto de segurança, pena que meu carro não vem com essa opção, mas, o próximo, quero comprar com essa opção.
Que ótimo texto e assunto! Nunca tinha ouvido falar destas novas opções e parecem muito bacana e seguras. Parabéns pelo tema!