Meus pais ainda moram na casa em que cresci, um belo quintal com um espaço de terra onde até hoje plantam, mantendo uma hortinha em casa. Lá tem hortelã, camomila, erva cidreira, alface, salsinha, cebolinha, tem um pé de mexerica e até pouco tempo tinha um de limão. Quando o Gabriel foi em um passeio numa antiga fazenda de café, trouxe um pé, e foi na casa dos meus pais que ele plantou, e não é que o pé está lindo, já tem vários “cafezinhos” e logo logo já estão vermelhos, pronto para colher.
Cresci assim, precisava fazer um chá, era só ir na hortinha e colher, lavar e fazer. Na casa dos meus avós maternos também sempre foi assim. Até hoje minha avó preserva a hortinha, muita couve que eu como vem de lá!
Mas moro em apartamento, e não tenho quintal, muito menos uma horta. E assim desanimei! O negócio era pedir quando precisasse…
Esse ano, a escola nova do Daniel tem um projeto de hortinha, eles vão plantar, cuidar e depois usar as plantinhas nas aulas de culinária. O espaço nem é tão grande, e foi isso que fez florescer, renascer a ideia da hortinha em casa.
Fui pesquisar, e dá para ter temperinhos na cozinha, e outras plantinhas na sacada, olha que legal!
Essas ideias são para apartamento, mas também servem para casa, o importante é ser um lugar ventilado e iluminado. Também é legal verificar a quantidade de exposição ao Sol que cada planta necessita.
Todas as imagens foram retiradas do Pinterest, para mais inspirações, confira o perfil do blog por lá!