Empreendedorismo materno

Empreendedorismo materno, a fórmula para conciliar 
a maternidade com novos desafios.
 
      Empreendedorismo, ou empreender, é a disposição ou idealização em resolver determinado problema ou situação. Seja coordenando ou realizando projetos, serviços e negócios.
       O termo é muito utilizado no mundo empresarial, quando refere-se a criação de empresas ou novos produtos, e atualmente foi aderido pelo universo materno. A explicação para isso, são as mães que querem permanecer no mercado de trabalho, conciliando com a maternidade.
 
      Vamos confessar, assim que o bebê nasce, a nossa preocupação em retornar da licença é grande, por mais focada e decidida que seja a mãe. Posso falar por experiência própria, eu voltei depois de um bom tempo fora do mercado de trabalho, mas não consegui resistir ao ritmo.
 
       Admiro muito as mulheres que conseguem bravamente retornar ao seu posto, mas admiro com igual grandeza as mulheres que se reinventam, e descobrem uma outra forma de se realizar profissionalmente.
 
      E se o empreendedorismo materno já é lindo por sua grandeza e variedade, o mais bonito é ver a união entre mães, para se ajudarem, inspirarem e motivarem, seja em grupos, blogs e encontros.
 
       A troca de experiências não cria uma concorrência, e sim um engajamento em algo que será penas benefícios para todas as mulheres envolvidas.
 
      Participo e acompanho de perto um grupo bem legal da minha cidade, denominado Mães Empreendedoras de Jundiaí e Região, idealizado pela Telma Maria Machado Morassutti, que reúne mulher com vários projetos empreendedores diferenciados.
 
      Conversei com a Telma, e ela contou um pouco de como surgiu a ideia e como está sendo o trabalho do grupo:
 
      “Bom, vou ter que chegar lá no comecinho. Rss. Quando comecei a T3M, nem sabia que esse raio de possibilidade de trabalhar em casa, para ficar perto do filho tinha nome. Depois de algum tempo descobri que tinha um título e era uma coisa muito legal, o EMPREENDEDORISMO MATERNO. 
 
      Resolvi, como tudo na minha vida, despretensiosamente e intuitivamente, montar um grupo, para ver se conseguia juntar um número legal de mães, que estivessem no mesmo barco que eu (já conhecia algumas e a Camila era uma delas) e a melhor ferramenta para isso foi o GRUPO DE MÃES EMPREENDEDORAS DE JUNDIAÍ E REGIÃO. Um grupo de troca de informações, desabafos, dores e amores dessa loucura que é ser mãe, e tocar um empreendimento. Pisquei, e o grupo juntou 250 mães. 
 
      No nosso primeiro encontro que aconteceu em maio, juntamos 30 mães em uma delícia de bate papo que durou a tarde inteira. Nessa conversa, as queixas eram muito comuns, a falta de visibilidade para os produtos e serviços que essas mães ofereciam, sendo que a grande maioria, trabalha em casa, em empreendimentos pequenos, sem verbas para divulgação. Nos reunimos em uma comissão e decidimos montar um Bazar, que serviria para duas coisas: promover o grupo, e um networking e força de divulgação para quinze expositoras e mais dez que participaram do nosso kit de divulgação. 
 
 Fileira de cima Ariane Lealdini, Rosani Azevedo, Gabi di Paolla, Aline Federige, 
Angélica Colombo, Mariluci Savazoni, Silvia Cavallari, Paula Rimoli Pati, Érica Daniela,  
Baixo direita para esquerda Marcia Tonini Novelli, Angela Durigan, Telma Morassutti,  
Gisele Moraes de Souza, Patricia Cerioni Canellato
      Assim nasceu o 1º Bazar Mães Empreendedoras de Jundiai e Região. Resultado: SUCESSO TOTAL. Nosso bazar aconteceu no Atelie Meninarteira (que pertence a Angélica Colombo – mãe do grupo) e gerou negócio para todas as mães. Os ideais do grupo não param por ai. No dia 24/10, realizaremos nossa segunda prosa. E muito provavelmente vem Bazar para o fim do ano também.” 
      O projeto que a Telma apresentou já dá frutos, mas caso você não more em Jundiaí e região, pode procurar pela internet, existem vários sites falando e orientando sobre empreendedorismo materno, e grupos de apoio.
 
      E saiba, independente se você é funcionária ou dona de um projeto, o importante é estar feliz para aproveitar ao máximo seus momentos em família.
Fotos: Bárbara del Bianco e Ariane Lealdini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *