imagem da internet
Quando você deixa seu filho ligar a TV no canal predileto dele, ou quando ele escolhe o jogo de vídeo game que quer ganhar, você presta atenção na Classificação Indicativa?!
A Classificação Indicativa é uma ferramenta de alerta aos pais, sobre o conteúdo que será exibido.
Ela leva em consideração os horários, locais e faixa etária, para assim destinar ao público adequado.
Recebem a classificação programas de TV, filmes, espetáculos, jogos eletrônicos e de interpretação.
Como nossas crianças estão sempre ligadinhas, devemos ficar atentos aos conteúdos destinados a eles, e principalmente, para aqueles que não são voltados a eles.
Alguns programas não são classificados pelo Ministério da Justiça, por exemplo, circos, teatros e shows musicais. Estes recebem a classificação de seus produtores, que devem informar a classificação em cartazes, materiais de divulgação em geral e nas bilheterias. Mas caso haja alguma denúncia sobre conteúdo impróprio para o público que foi divulgado, o Ministério da Justiça intervém, e faz uma reclassificação.
Programas jornalístico, esportivos, propagandas eleitorais e publicidade em geral, não recebem a classificação, podendo ser exibidos em qualquer horário.
A Classificação Etária é dividida da seguinte forma:
Se interessou pelo assunto? Quer ter mais informações? Dá uma olhadinha no material desenvolvido pela Secretaria Nacional de Justiça:
Preste atenção, o que seu filho assiste terá muita influência em sua educação!