Uma das promessas para esse ano novo (e pretendo cumprir) é me organizar, mais especificamente, organizar um cardápio semanal.
As refeições programadas através de cardápios semanais, além de ajudar a evitar desperdícios e facilitar na hora de fazer as compras, faz com que você insira facilmente alimentos variados, e por consequência uma alimentação mais saudável.
Moro em apartamento, então minhas compras são semanais justamente por não ter um local grande para armazenamento de despesa.
A proposta é criar o cardápio durante o fim de semana, e já aproveitar para fazer as compras. As porções já podem ser organizadas conforme for armazenando os alimentos.
Além do almoço e jantar, pretendo programar o café da manhã e também os lanches para a escola.
Pesquisei algumas sugestões para organizar os cardápios, e o que achei mais legal é separar as opções, como saladas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.
Por exemplo, salada de alface com tomate, file de frango grelhado, arroz com feijão e salada de frutas.
Utilizando o cardápio semanal, você consegue ver a variação dos alimentos durante o decorrer da semana, além de se programar para ter um prato colorido, que os nutricionistas sempre orientam.
Com as frutas, o legal, que além de conseguir variar, você pode aproveitar para comparar as frutas da época, que além de mais saborosas, são bem mais baratas.