Cabaninhas eram minha paixão na infância! Quando pedia um lençol para minha mãe ela já sabia o que ia fazer… virando o sofá de módulos, cobrindo a mesa ou tombando as cadeiras, eu sempre conseguia fazer uma cabaninha diferente!
E pelo jeito as cabanas continuam na imaginação dos pequenos, independente se eles têm tablets ou games, afinal, criança é criança!
Procurei algumas alternativas para quem não quer comprar, e sim construir a cabaninha junto com o filho, e o legal é que tem opções compactas, mesmo se você não dispõe de muito espaço.
Estilo Camping
A primeira ideia encontrei no blog My Cakies, e achei super legal!
É bem simples! 4 ripas de madeira {do mesmo tamanho}, você consegue escolher a altura e largura da cabaninha conforme o tamanho da madeira.
Elas devem receber a furação no mesmo local. Nesse buraquinho será passado outra madeira, como um cabo de vassoura, que irá segurar a estrutura.
O tecido deverá cobrir toda a lateral da cabana, o legal é colocar elásticos nas extremidades para deixa o tecido preso à estrutura.
Estilo Índio
A outra inspiração, também legal e fácil, encontrei no Julie Blanner, uma cabaninha estilo indígena, onde você precisa de 4 ripas {parecem cabos de vassoura, acho que dá certo assim}. As furações devem ser feitas no topo, na mesma posição nas 4, e receberem amarrações.
O tecido deve ser fixado, para que não se solte… {como nas imagens}.
Estilo Índio 2
E se você quiser uma cabaninha indígena mais elaborada, achei outro passo a passo que pode te ajudar.
Note que o número das ripas {ou cabos de vassoura} são 6, e elas recebem amarração na parte superior e na parte inferior, para manter fixa.
O tecido também recebe um acabamento no topo.
De papelão
Caso seu filho curta uma caixa de papelão {como os meus}, essa ideia é mais prática ainda, e eles podem colocar a mão na massa junto com você.
Fita adesiva e caixas de papelão podem formar uma cabaninha desmontável {prática}, como na imagem.
De canos de PVC
A última ideia é feita com canos de pvc, e eu adorei! Encontrei no site Sew4Home.
A quantidade de canos vai depender do tamanho da cabana, além dos canos, você precisará de emendas e cotovelos, além de cola para canos de PVC.
Comece pelo quadrado da base e subindo para as laterais, também em formato de quadrado, e logo após o telhado. Utilize os cotovelos para formar os cantos.
A cola de PVC será usada se você desejar uma cabana fixa, caso queira desmontável, não é necessário colar.
A partir da estrutura você decidirá a parte do tecido. Recebendo amarrações, com a parte da frente aberta ou com porta…
Gostou? Depois me conta qual escolheu…