Esse hábito tem gerado grande preocupação para os pais, pois atualmente tem sido cada vez mais frequente em crianças.
Imagem da Internet
Será que todos sabem realmente o que é bruxismo?
Bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes, de forma consciente ou inconsciente, durante a noite ou durante o dia.
O bruxismo pode ser desencadeado por:
– Fatores Psicológicos: stress, nervosismo, ansiedade, hiperatividade;
– Fatores locais: desarmonia entre os dentes, transição dentária (troca de dentes);
– Fatores sistêmicos: algumas doenças como rinite alérgica, sinusite, asma, hipertrofia de adenoides.
É importante ressaltar que segundo a literatura atual, cerca de 6% a 20% das crianças, exercem em algum momento episódio de bruxismo. Crianças na fase de trocas dentárias costumam apresentar o bruxismo. Porém esse bruxismo é fisiológico (normal) e transitório. Como ocorre uma mudança na oclusão, isso faz com que a criança tente achar uma posição mais confortável para os dentes, o que a leva a apertar ou ranger os dentes.
Precisamos ficar atentos para o bruxismo patológico, onde ocorre grande desgaste dental, sensibilidade dentária, dores musculares, dores de cabeça e dores na ATM.
O diagnóstico preciso é de extrema importância para o correto tratamento. Cada paciente deve ser analisado e tratado individualmente pelo dentista. Em alguns casos pode ser necessário a ajuda de outros profissionais como médicos, psicólogos, otorrinolaringologistas e fonoaudiológos.
Podemos minimizar as chances da criança ter bruxismo através do acompanhamento periódico ao odontopediatra, pois este estará sempre atento aos sinais e sintomas relacionados ao bruxismo.
Não há cura para o bruxismo, mas podemos controlar os fatores locais.