O outono chegou, tempo de renovação as folhas secam e caem para que tudo volte a florescer depois… aquele friozinho gostoso!
Cada troca de estação é uma oportunidade para explicar para as crianças como elas acontecem e a importância de cada uma.
Também dá para fazer algumas atividades diferentes, e as que mais me lembram a infância e as aulas de educação artística, são as artes com folhas.
E o exercício iniciá-se juntando as folhas caídas, procurando texturas e formas diferentes, um momento para aproveitar em família.
Depois, é só pegar alguns sulfites, giz de cera, tinta guache, cola, canetinhas, as folhas que foram encontradas na caminhada, e muita imaginação.
{ folhas e colagens }
Aqui a ideia é imaginar as folhas como parte de algo e completar com canetinhas.
Outra maneira de criar, é juntar várias folhas e montar uma figura (abaixo algumas ideias de animais).
{ carimbo de folhas }
Essa proposta é usar as folhas como carimbo. Passe a tinta em um dos lados da folha, de preferência onde tem mais textura, e aperte-a no sulfite.
Você pode simplesmente carimba, ou então criar figuras com vários carimbos diferentes.
{ decalque com folhas }
A arte aqui é usar as folhas por baixo do sulfite, e passar o giz de cêra de forma que as nervuras e texturas da folha apareçam no papel. Da mesma forma que a técnica anterior, usa as folhas com a parte com mais relevos virada para cima.
Um lindo e divertido momento de arte com seus filhos!