Comentei nas redes sociais do blog minha preferencia pelos Alimentos Orgânicos na Introdução Alimentar da Catarina, e muitas mães perguntaram o motivo. Na verdade, sempre gostei da ideia de utilizar apenas alimentos orgânicos em casa, e a Introdução Alimentar da Catarina foi o pontapé inicial que estava precisando.
Isso porque os Alimentos Orgânicos na Introdução Alimentar também são utilizados para as refeições da família inteira. Como falei no post sobre Introdução Alimentar, me organizo para utilizar os mesmos alimentos em ambos preparos, mesmo porque, logo a pequena estará comendo a mesma refeição que a família!
Conversei com a Teresa Staeheli, proprietária do Sítio do Moinho, que produz alimentos orgânicos (muitos dos quais recebo em minha casa através da Nossa Feira Orgânica, para explicar algumas dúvidas que surgem quanto a esse tipo de alimento.
1- Quais características um alimento deve ter para ser considerado orgânico? Não utilizar agrotóxicos é suficiente para considerar um alimento como orgânico?
Os alimentos para serem considerados orgânicos precisam ser cultivados com uma série de requisitos, desde o cuidado com o solo até o equilíbrio do meio ambiente . A maioria das pessoas pensa que produtos orgânicos são apenas sem agrotóxicos, não é assim , são produtos que respeitam a sazonalidade, que amadurecem naturalmente no campo e que pelo tratamento que recebem são extremamente mais nutritivos , mantendo suas características originais .
2- Os alimentos orgânicos não utilizam agrotóxicos para combater e evitar pragas e doenças, como os produtores de orgânicos conseguem proteger suas plantações?
Principalmente equilibrando o eco sistema da produção e nutrindo o solo e as plantas para que fiquem resistentes e menos propensas as pragas e doenças .Além disso usamos técnicas como rotação e consorcio de culturas. Quanto mais nutrido o solo estiver maior a resistência das plantas .
3- Qual processo de plantio utiliza em sua plantação de produtos orgânicos?
Aqui no Sítio do Moinho temos um Eco sistema altamente equilibrado e praticamente todos os nossos insumos são produzidos no sítio com material orgânico próprio. Produzimos em canteiros abertos , sempre cobertos e protegidos com materiais naturais ( palhas secas), além disso respeitamos a sazonalidade de cada alimento
4- Por que os alimentos orgânicos são mais caros?
No Brasil a maior parte dos produtores orgânicos são familiares , com pouca mão de obra e mecanização .Além disso o tempo de produção orgânica é maior pois são respeitados os prazos de amadurecimento de cada cultivo , diferente da cultura convencional onde são usados insumos químicos para acelerar crescimento e maturação dos alimentos , combater pragas e doenças .
5- Como saber se estou comprando um alimento orgânico?
O ideal é conhecer a origem , os produtores e fornecedores de quem você compra , mas o sabor e durabilidade dos alimentos também são ótimas referências.
Agora você entendeu o motivo de escolher alimentos orgânicos para minha família, né?
Se você também tem bebê em casa, e quer fazer um cardápio alimentar para aproveitar os alimentos tanto para a refeição da família quanto para a papa do bebê, a dica é dar uma espiadinha nos posts da Rita Lobo no site Panelinha.
E se for de Jundiaí e região, e quer a qualidade dos orgânicos e a praticidade de escolher os produtos pelo site e receber em casa, conheça a Nossa Feira Orgânica.