A agenda escolar é muito importante na comunicação entre a família e a escola.
Na minha época (me senti velha) não era uma exigência, mas confesso que adorava! Escolhia a mais lindinha, e começava anotando deveres e provas e terminava o ano como ser fosse um diário…
Hoje em dia ela é super valorizada pois se tornou um meio de comunicação entre os pais e a escola. Nela você manda algumas informações que o professor precisa saber e também recebe informações do dia de seu filho.
A agenda o Daniel (3 anos), além do espaço para esse bate-papo, tem na lateral das folhas um espaço para a professora assinalar (tipo questão de escolha) como se alimentou, se ficou ativo, se fez o número 2, coisas importantes e que são rotina no dia da criança.
Também tem um espaço para assinatura tanto dos pais como da escola, para sabermos que o bilhete foi visto.
É aquele negócio, falar com a professora no portão da escola não é garantia que ele vai lembrar de tudo que foi falado. São tantas crianças entrando, imagina a coitada recebendo informação de todos os pais…
Já na idade do Gabriel (11 anos) a função da agenda muda. É logico que posso comunicar uma saída adiantada dele, ou informar que precisa sair da sala em determinado horário para tomar um remédio, mas nessa idade vem mais anotações de dever, trabalhos e provas, além do tão temido carimbo (nesse dia noto que a criança está pálida ao me entregar a agenda).
Mas isso não significa que o professor não pode escrever algo que julgue importante o conhecimento dos pais, sobre o dia da criança.
Enfim, a agenda passou de um simples material escolar, para ser um importante veículo de comunicação. Portanto, verifique sempre se ela está na bolsa de seu filho, e nunca esqueça de olhá-la!