É mãe ou pai de pré-adolescente ou adolescente? Então calma, que eles também passam por adaptação escolar ao retomar as aulas… Não é igual dos pequenos, em que os pais ficam esperando até ficarem seguros, ou então que saem mais cedo na primeira semana.
Na verdade a adaptação escolar deles é retomar os horários, os estudos, enfim, a rotina da escola. Fora que geralmente acontecem mudanças de um ano para outro.
No meu caso, o meu pré-adolescente favorito entrou no 6º ano do Fundamental, e no colégio dele esse ano é marcado por várias mudanças. Começa que eles perdem vários privilégios, já estavam perdendo aos poucos, mas esse ano o corte é maior.
Além disso, o número de professores que já era grande, aumentou ainda mais. Já haviam separações de matérias no 5º ano, mas agora Matemática terá três professores, Português duas e Ciências, já passa a ser Química, Física e Biologia.
Até a professora que ministrou a reunião avisou que pode ter uma queda de notas no primeiro bimestre, justamente pela adaptação da nova rotina.
Bem, se eles passam por isso, nós também, né? Porque mãe participa, ajuda e entra na dança…
Então não pense que só os pequenos devem ter esse tempo para entrosamento. Se você tem um mocinho ou mocinha em casa, nessa fase que relatei, tenha muita paciência, pois além dessas mudanças no estudo, eles também estão passando por aquela fase hormonal onde tudo irrita, tudo emociona, enfim, nervos a flor da pela!
Força na peruca, depois vou relatando a adaptação dos meus homenzinhos…