Quando pensamos nos bebês, todo cuidado é pouco, e isso impacta – principalmente – no preparo das papinhas. A escolha dos utensílios é essencial, e uma dúvida surge nesse momento: Afinal, usar panelas de cerâmicas é seguro para cozinhar as papinhas do bebê?
Na verdade, essa preocupação não deveria se limitar aos bebês, mas sim para toda a família…
No Brasil, a história conta que o conjunto de panelas de cerâmica foi amplamente utilizado pelos índios na forma das clássicas panelas de barro que, depois de cozidas em um forno de alta temperatura, se tornavam cerâmica. Atualmente, elas possuem uma força maior no Espírito Santo, tendo seus modelos mais modernos reconhecidos no resto do país por conta de características como qualidade de cozimento, durabilidade e segurança.
E apesar de todas essas qualidades, muito se discute quanto a quantidade de aditivos químicos e metais pesados que podem se soltar de alguns modelos de panelas e contaminar os alimentos. Por serem confeccionadas com elementos naturais, as panelas em cerâmica não apresentam esses tipos de problema, além de não transferirem sabor para a sua comida.
As panelas de cerâmica também demoram mais para aquecer que os outros modelos, mas por outro lado, quando esquentam, mantêm a temperatura de forma uniforme, cozinhando o alimento por igual.
Elas também são leves, resistentes e permitem uma maior variedade de acabamentos e cores, servindo como decoração de cozinha. Versões com tampa ampliam ainda mais as possibilidades de utilização dos diversos utensílios, fora a vantagem de serem antiaderentes, uma vantagem que impacta na hora de preparar diversos pratos e também na hora de limpar. O jogo de panelas de cerâmica certo vai ajudar qualquer almoço ou jantar a ficar ainda mais saboroso, além de trazer beleza e eficiência para incrementar a sua cozinha.
O que devemos observar na hora de escolher uma panela de cerâmica?
A principal dica ao adquirir uma panela de cerâmica é verificar a procedência ou se possui certificado de atoxidade, pois ele garante que o material não libera os compostos tóxicos que contaminam o alimento. Ou seja, uma boa panela de cerâmica é fabricada com material 100% atóxico, não contendo risco de transferir nenhum material nocivo à saúde para o alimento.
Como utilizar corretamente a panela de cerâmica
Como o material retém mais calor, o ideal é utilizá-lo em fogo médio ou baixo, pois o cozimento de qualquer alimento será muito mais rápido. Se quiser fazer frituras, aqueça a frigideira por três minutos em fogo baixo antes de colocar o óleo e o alimento.
Não utilize objetos cortantes ou metálicos para raspar o fundo da panela, pois eles podem retirar o verniz de proteção. Prefira artigos domésticos feitos com bambu ou plástico. Na hora de limpar, o ideal é encher com um pouco de água quente, aquecer um pouco a panela e somente depois lavar, como vamos falar no próximo tópico.
Como limpar uma panela de cerâmica sem arranhar
Falando em limpar, às vezes, quando a tão sonhada receita dá errado e sua panela acaba queimada, não precisa ficar com neuras pensando que perdeu seu bem tão querido. É possível limpar uma panela de cerâmica com facilidade. Para isso, trouxemos também algumas dicas.
Para começar, não esfregue. Apesar do instinto inicial ser o de pegar a esponja e colocar os braços em ação, com certeza você estará danificando ainda mais seu utensílio para casa.
Além disso, em muitos casos, a sua força pode ser limitada em comparação com a profundidade da mancha, fazendo com que você se canse de esfregar e não retire toda a sujeira. Entretanto, na hora de fazer a limpeza final, a esponja não pode ser deixada de lado. Por isso, escolha um modelo bem macio que não risque o material da panela.
Existem algumas receitas caseiras que podem te ajudar a salvar a sua panela em cerâmica. Separamos três combinações para que você possa escolher qual delas é a melhor para a sua necessidade. Lembrando que todas elas funcionam para manchas de grau inicial e não comprometem a integridade do utensílio de cozinha.
Água e detergente
Cubra o fundo da panela com água e um pouco de detergente. Então, leve ao fogo até levantar fervura. Por fim, escorra a água e lave a panela normalmente. Esse tipo de limpeza é o mais indicado para queimaduras leves e sem grande camadas de gordura ou alimentos.
Água, detergente e papel-toalha
Encha a panela de água com detergente até cobrir a parte queimada, coloque uma folha de papel toalha e mergulhe-a de leve, sem prendê-la no fundo. Então, deixe descansar por mais ou menos uma hora. A ideia é que o papel absorva a gordura e ajude a soltar os queimados da panela. Por fim, retire o papel-toalha e lave a panela normalmente.
Água, vinagre e bicarbonato de sódio
Cubra o fundo da panela com água até passar a marca do queimado e adicione um copo de vinagre, levando ao fogo até ferver. Então tire a panela da boca do fogão e adicione bicarbonato de sódio com cuidado. Essa mistura vai causar uma reação dentro da panela de cerâmica que vai deixar a água borbulhando por alguns minutos. Apenas quando essa reação terminar e o líquido acalmar, limpe a panela normalmente usando a parte amarela da esponja salpicada com um pouco de bicarbonato de sódio.
Muito mais fortes, resistentes e duráveis, as panelas em cerâmica são perfeitas para decorar a sua cozinha e para manter a sua vida muito mais saudável. São os itens essenciais para estar entre os seus utensílios para cozinha.