Pode reparar, seja nas estações frias ou nas quentes, as grávidas sempre está com mais calor que as outras pessoas! Nessa gravidez então, onde estou enfrentando dias quentes de verão (um Sol para cada uma), está difícil não transpirar e apelas para o ventilador e ar condicionado!
Mas isso tem uma ótima explicação! O corpo da mulher muda muito ao longo da gravidez, e nosso corpo é tão sábio, que todas essas mudanças são para melhor acomodar o bebê que está sendo gerado.
No caso do calor, é um processo normal na gravidez, principalmente no final da gestação, no último trimestre. Essas ondas de calor acontecem devido ao estrogênio, um hormônio que favorece a dilatação dos vasos sanguíneos para fazer chegar mais sangue necessário para o bebê.
Com a dilatação das veias e artérias, a temperatura corporal durante a gravidez pode aumentar cerca de meio grau, fazendo com que a gestante sinta mais calor, transpire mais e tenha alguma dificuldade principalmente nas estações mais quentes.
_____________________________________________________________________________________
Leia também…
Lavar o nariz com soro fisiológico e seringa, pode?
Farmacinha do bebê – 10 itens importantes
_____________________________________________________________________________________
Algumas atitudes que podem aliviar o calor:
- consumir bastante líquidos, principalmente água;
- faça refeições leves e frequentes;
- use roupas leves, claras e largas;
- quando estiver com muito calor, tome banho com água morna ou fria;
- evite exposição solar, principalmente nos horários de maior intensidade;
- combata o calor excessivo ambiente onde está, casa ou trabalho, feche cortinas e persianas para evitar que os raios solares provoquem efeito estufa, deixe circular o ar, e use de aparelho quando necessário, ventilador e ar condicionado.