Você já parou para pensar como seu filho enxerga sua rotina? Não me lembro de como via minha mãe nessa época, lembro sim da minha infância alegre, de roupas limpas e cheirosas, a comida posta à mesa bem no horário que a fome batia!
Lembro-me de espalhar meus brinquedos pela sala e ter que recolhê-los depois, mas acho que tinha uma ajudinha, porque era fácil guardar tudo…
Também lembro que nem sempre minha mãe podia sentar e brincar, ela sempre tinha algo para fazer, depois de crescer percebi que era porque ela estava deixando tudo limpo e em seu devido lugar.
Enquanto a rotina materna (em sua maioria) é exaustiva, repleta de obrigações, exigências de atenção e cuidados, além (e principalmente) da responsabilidade de educar, para a criança que vivencia essa mesma rotina tudo pode ser encarado de outra forma.
Achei incrível o vídeo (abaixo) produzido pelo canal Story of This Life, que retrata nossa rotina de mãe através dos olhos dos filhos:
Quando falamos que nosso beijinho sara, eles acreditam! Assim como acreditam que resolvemos todos os problemas, e que sempre estarão seguros ao nosso lado.
Leia também…
A terceirização da educação dos filhos
A fase da alfabetização e a ansiedade familiar
A maternidade não é nem um pouco mágica para nós, mães, que podem ter jornada dupla, ou que simplesmente não saem do trabalho, vivem nele. Que almoçam e tomam banhos correndo, que por vezes tem noites mal dormidas, e que sempre tem roupas e louças para lavar, algum alimento para cozinhar… Que levam e buscam da escola, ajudam nas lições e nos estudos, ensinam o que é certo e errado.
O cansaço não se limita ao físico, também é mental. Infelizmente muitas mães iniciam essa jornada pensando que é fácil! Não é fácil! Não é nem um pouco fácil… Mas é gratificante!
Principalmente quando sabemos que nossos filhos retribuem tudo isso com amor e carinho, com um beijinho de boa noite, e quando vemos nos olhos deles o quão mágico é esse amor e a gratidão por tornar os dias deles algo especial!
FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST