Outono chegou e com ele a época de tomar a vacina da gripe! Esse ano a campanha de vacinação iniciou no dia 17 de abril e irá até dia 26 de maio.
Todos as pessoas acima de 6 meses de idade podem ser vacinadas contra a gripe, sendo que ela é contraindicada aos que possuem alergia severa ao ovo.
A campanha disponibilizada no SUS é destinada a:
- Crianças de 6 meses a menores que 5 anos;
- Gestantes;
- Puérperas (até 45 dias após o parto);
- Idosos a partir de 60 anos;
- Profissionais da saúde;
- Povos indígenas;
- Detentos e funcionários do sistema prisional;
- Portadores de doenças crônicas e doenças que comprometam a imunidade;
- Professores de escolas públicas ou privadas (esse grupo foi inserido esse ano na campanha de vacinação contra a gripe).
Para quem não está nos grupos de vacinação, uma opção é procurar clínicas particulares.
Apesar das campanhas serem anuais, as dúvidas sobre a vacina da gripe são rotineiras, e para tentar esclarecer as principais, conversei com a Dra. Daniela Cunha, pediatra da Vacine Clínica.
1) Pessoas que estão gripadas podem ser vacinadas?
Dra. Daniela – “Se a pessoa está espirrando e com coriza, como ocorre durante um resfriado simples, pode tomar a vacina. Mas caso haja um quadro febril, recomendamos que aguarde alguns dias para receber esta vacina.”
2) Quem está tomando antibiótico, pode ser vacinado?
Dra. Daniela – “Se há o uso do antibiótico nos dias da vacina, a nossa recomendação é sempre para que a pessoa converse com seu médico e procure seguir as orientações de forma correta.”
Leia também…
Mala de inverno, o que levar nas férias de julho?
Sopa de feijão – quentinha e nutritiva
3) A vacina do SUS e as particulares, são diferentes?
Dra. Daniela – “Pela primeira vez desde 2010 o vírus H1N1 sofreu uma mutação, e isso torna a vacinação desse ano contra a gripe ainda mais importante.
A vacina da gripe 2017 está disponível nos formatos Trivalente e Tetravalente, sendo que ambas já estão preparadas para prevenir contra o H1N1 após essa mutação.
TRIVALENTE
– Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015
– Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014
– Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008
TETRAVALENTE
– Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015
– Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014
– Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008
– Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013
A diferença é que a oferecida pela rede pública é a trivalente , enquanto as clínicas particulares têm ambas as vacinas (tri e tetra).”
4) A pessoa que foi vacinada, pode contrair a gripe?
Dra. Daniela – “A pessoa que foi vacinada não vai contrair a gripe, porque sua composição é de fragmentos dos vírus ou mesmo vírus mortos. Por isso essa possibilidade é descartada. O que causa essa confusão é que na época de aplicação existe um alto índice de vírus circulando, então é natural que as pessoas fiquem mesmo mais gripadas, mas por outros vírus que não os contidos na vacina.”
Vale ressaltar que além da vacina da gripe, os cuidados com a higiene também são muito importantes: