Quem vai declarar o Imposto de Renda, se deparou com a necessidade de mais um documento. O número do CPF de dependentes a partir de 12 anos devem ser declarados, antes era necessário a partir dos 14 anos.
Mas, como tirar CPF para menores?
Internet
Existem várias formas para efetuar a solicitação do CPF para o menor. Uma delas é pela internet, mas essa só para quem já tem título de eleitor, ou seja, os menores de 16 anos não conseguem.
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios
No caso dos menores que não possuem título de eleitor, a saída é se encaminhar para o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federa ou Correios.
Para solicitação do CPF, é necessário a apresentação da carteira de identidade ou certidão de nascimento do menor, documento de identificação de um dos pais ou responsável, e pagamento uma taxa.
Com o pedido efetuado, é possível acompanhar o andamento da solicitação através da internet.
Vale lembrar que a Receita Federal não emite mais os cartões de plástico!
Para os pequenos
O CPF pode ser tirado em qualquer idade, não apenas a partir dos 12 anos. Fora que, o número do CPF pode constar no RG, integrando os documentos e facilitando a vida.
Vale ressaltar que desde 2015, é possível emitir CPF para recém-nascido. É gratuito e estará impresso junto com a certidão de nascimento.
É impostante destacar que o número do CPF é único e definitivo, ou seja, não poderá ser alterado.
Para mais informações, vale conferir o site da Receita Federal.