Aqui em casa estamos vivendo duas fases diferentes da formação dos dentes. Enquanto o Daniel está aguardando o nascimento dos dentes segundos molares, o Gabriel está trocando os caninos e os pré molares.
Pesquisei sobre as fases do crescimento e a troca de dentinhos, mas o que noto é que não existe uma regra. Cada pessoa tem um organismo e pode variar no crescimento e substituição dos dentes.
Aqui em casa os dentes demoraram a nascer {foram banguelinhas por um bom tempo} e consequentemente, os dentes de leite demorar para cair para então dar lugar aos dentes permanentes.
Enfim, apesar de ser variantes os estágios {período e dente}, existe um parâmetro que é usado como base.
O nascimento dos dentes:
Os primeiros dentinhos começam a aparecer entre os 6 e os 12 meses. Aquela fase que a mamãe que amamenta sofre um pouquinho. Eles acabam sempre mordendo…
Os caninos vão aparecer por volta dos 18 aos 24 meses. Já os primeiros molares entre os 12 e 18 meses, e os segundos molares entre 24 e 30 meses.
Os primeiros dentes permanentes são os primeiros molares, que deve surgir por volta dos 6 anos. O primeiro dente permanente à erupcionar, sem que caia um decíduo.
Por volta dos 7 anos, os decíduos (de leite) começam a ser substituídos pelos permanentes. Começando pelos centrais (os dois anteriores, superior e inferior).
Aos 8 anos, começam os laterais e por volta dos 10 anos os caninos. Os primeiros pre-molares são trocados por volta dos 9 anos, e os segundos pre-molares, por volta dos 11 anos.
Aqui em casa, começou a cair tudo junto. Gabriel está quase com 10 anos, e caíram muitos primeiros e segundos pre-molares, e caninos também. Ele até ficou preocupado, tadinho, achando que não estava cuidado bem dos dentinhos.