Seu filho sabe como são feitos os lápis que ele usa na escola e em casa? Informar como são produzidos é uma maneira legal de conscientização. Dessa forma as crianças vão descobrindo que os produtos não nascem assim, existe uma linha de produção, e aprendem a valorizar mais o que tem.
Além disso, ela pode se transformar em conscientização ambiental. Você estará criando um pequeno crítico, que fará escolhas para o futuro dele e do planeta.
Valorizar as empresas que produzem lápis a partir de madeira reflorestada é muito importante, e também as que se empenham na reciclagem.
Também existem opções de lápis que não utilizam madeira, os eco lápis.
Mas o que mais me chamou atenção pela busca por um lápis ideal foi o lápis “plantável”. Da marca Sprout, ele é feito com madeira sustentável, e possui 12 tipos de sementes que estão armazenadas dentro de uma cápsula, na extremidade do lápis.
A ideia é usá-lo e ao final, plantá-lo!
Simples, basta colocar o lápis na terra com a parte da cápsula para baixo. Regar e cuidar com muito carinho… Dá para ter aquela hortinha em casa que falei aqui no blog.
Agora imagina a empolgação dos pequenos em fazer atividades e gastar o lápis para plantar… só não pode ficar apontando mil vezes para ele acabar logo!