Dicas para viagem de carro com crianças, porque com eles tudo é diferente!
Depois que temos filhos nada é mais como era antes, e falo no bom sentindo. E com viagens não seria diferente! Viajar com criança exige programação e organização.
Se a viagem for longa e de carro, alguns cuidados devem ser tomados. Já fizemos uma viagem de 8 horas de carro para Santa Catarina, com o Gabriel, na época com 6 anos (Daniel não estava nem nos planos ainda…). Ano passado a “road trip” durou 5 horas, fomos para Lins (Blue Tree Park Lins). Esse ano aumentamos o tempo, e a viagem para Búzios durou mais 9 horas de estrada. Como minha tática deu certo, vim aqui mostrar 5 coisas que podem facilitar sua vida (e das crianças) na viagem de carro:
1- Uma coisa que vale para viagens longas, ou nem tão longas assim, é verificar o trajeto e ver as possíveis paradas que você pode fazer. Esticar as pernas e utilizar o banheiro são coisas importantes.
Na nossa última viagem aconteceu algo bem legal, paramos em um desses postos de rede, que possuem restaurante bem organizado e limpo, e para nossa surpresa tinha até um parquinho interno.
Além de irmos ao banheiro, enquanto o papai esticava as pernas (porque dirigir é desgastante) Daniel aproveitou para pular e saracutear nos brinquedos, e o Gabriel escolheu alguns gibis.
2- Conforto para a criança é primordial, imagina numa viagem longa… A primeira modificação da viagem passada para essa foi a cadeira veicular, substituímos a que estava pequena e que era inclinável, e passamos o Dani para uma que tem o acento de elevação com encosto, e que pode ser adaptada e acompanhar o desenvolvimento da criança. Apesar dessas vantagens, ela não é inclinável e o Daniel dá aquela dormidinha básica durante viagem (Ele não dorme mais de dia, mas o balancinho do carro ele não resiste!), a saída foi comprar uma almofada para apoio de pescoço.
3- Outra coisa que acho de extrema importância, é deixar água, sucos, frutas e comidas práticas ao alcance, pois eles sempre tem uma fominha, e se estiver no alcance das mãos fica mais fácil. Bolsas térmicas ou caixas de isopor são uma segurança para alimentos frescos, principalmente em dias quentes.
4- Tablet com os desenhos favoritos também é bem legal, pois distrai as crianças. Vamos confessar que olhar a paisagem, brincar de contar os números e olhar as formas das nuvens é legal, mas uma hora cansa. E desenho é desenho… Isso vale também para jogos.
5- Levar um ou dois brinquedos junto também pode ajudar. Daniel sempre gostou de brincar com bonecos de heróis, e a ideia é deixar dois que possam “lutar” durante o trajeto.
O mais importante é a criança estar segura e confortável e adaptar distrações pois muitas horas no carro é muito cansativo.