O primeiro (ou primeiros) banhos do recém-nascido são lindos, mas também causam insegurança nos pais. Comigo também foi assim…
Algumas coisas aprendi com o primeiro filho, e fiz uma seleção do que usar com o segundo. Alguns de produtos que na época não existiam também ajudaram com o segundo bebê, afinal, aqui são 7 anos de diferença. Tempo suficiente para ter inovações no mercado de produtos materno/infantil, que na verdade sempre estão surgindo produtos novos que ajudam na rotina (mas atenção, alguns são desnecessários).
Então vamos as 5 dicas para dar banho no recém-nascido
1- Esteja tranquilo e sem pressa, a maneira como você estiver passará mais segurança (ou não) ao bebê;
2- Deixe a água morna, em torno de 37 graus (existem termômetros para auxiliar, mas eu media com o anti-braço, só notar se a água está numa temperatura agradável). Antigamente falavam que a água deveria ser fervida, mas não é necessário, pode ser a água do chuveiro mesmo;
3- Outra coisa importante, independente da estação que o bebê nasceu, é deixar bem quentinho o ambiente onde acontecerá o banho, livre de correntes de ar;
4- Deixe os produtos que você utilizará próximo a você, assim ficará mais segura para dar o banho;
5- Eu prefiro os sabonetes líquidos, acho mais práticos e o toque mais delicado para lavar os bebês, mas isso é de gosto (já usei muito sabonete em barra nos meus meninos quando eram bebês). Alguns pediatras indicam o sabonete líquido por considerarem mais protegido contra bactérias;
6- Muitos pediatras também falam que a água é suficiente para lavar o recém-nascido, mas eu sempre usei sabonete e shampoo (hoje em dia está mais fácil ainda, com produtos dos pés à cabeça). Adoro aquele cheirinho de bebê, mas se você também curte, alguns cuidados devem ser tomados na hora da compra.
Prefira produtos neutros, feitos para os bebês, e que a fragrância não seja muito forte.
7- Na época do Gabriel não conhecia, mas na do Daniel já existia um assento removível para usar dentro da banheira. Ele tem um acabamento emborrachado, que além de deixar o bebê mais para cima, e dando mais segurança para quem dará o banho, o material também não deixa o bebê escorregar. (A que usei era da marca Burigotto, banheira com suporte e assento antiderrapante).
Os bebês crescem muito rápido, e logo você não precisará desse apoio, e como ele é removível, é só não colocar mais.
8- As toalhas devem ser macias, dê preferência às toalhas felpudas ou as toalhas fralda (minha preferência sempre foram as toalhas fralda, acho que secam o bebê mais facilmente).
Conforme os bebês crescem, os banhos ficam mais divertidos, eles curtem brincar com a água e você pode investir em brinquedos e livros para banho.