Baú de Menino

10 coisas que a criança aprende colecionando álbum de figurinhas

Não sei na sua casa, mas a minha é assim, a Copa do Mundo se aproxima e começa a loucura para colecionar o álbum de figurinhas! Esse ano confesso que tá sofrido, o pacotinho com 5 figurinhas está custando R$ 2,00!

Como esse fenômeno ocorre a cada 4 anos,  e nós também curtimos tanto (ou mais) do que as crianças, resolvemos colecionar a de 2018 também!

Mas hoje decidi listar 10 coisas que a criança aprende colecionando álbum de figurinhas, assim você pode aplicar com seus filhos (netos, sobrinhos…), e me conta se você conhece outras formas que não citei.

10 coisas que a criança aprende colecionando álbum de figurinhas:

1- Economizar ou juntar dinheiro

Falar o valor do pacotinho e comparar com os gastos rotineiros da casa, ajudam a criança a entender o valor das coisas e o quanto é necessário economizar.

Ensinar a juntar as moedinhas ou então, caso a criança receba mesada, fazer com ela entenda o quanto conseguirá comprar com o valor que tem e que ficará sem outras coisas caso compre tudo em figurinhas.

2- Conhecer e reconhecer os números

Acostumei o Daniel a falar em voz alta os números de cada figurinha e ao procurar no álbum também. Ele sabia até uma parte, já com os números maiores ele se atrapalhava um pouco. Então, achei legal ensinar de uma forma divertida, já que estava colando figurinhas, e sempre peço para que ele leia o número que está procurando…

De início ele falava Cinco, um, sete… Comecei a pedir para que ele falasse o número por completo, e agora sai o Quinhentos e dezessete.

3- Ordem crescente

Dani está aprendendo na escola ordem crescente e decrescente dos números, e achei uma ótima forma de reforçar o aprendizado pedindo para que ele coloque em ordem todas as figurinhas antes que de colar no álbum.

Além de ser uma forma mais fácil, pois assim não fica folhando várias vezes o álbum.

4- Organização

Achamos um saquinho de tecido para guardar as figurinhas para troca (que devem ser colocadas em ordem crescente, para facilitar na hora da troca), e também listamos em um papel as figurinhas que estão faltando.

Toda vez que abrimos um pacote, já separamos as repetidas e colocamos no saquinho, e riscamos da lista as que não tínhamos, antes de colar no álbum.

5- Coordenação motora fina e concentração

Para quem curte colecionar figurinhas pode ser uma tortura ver a criança colando torto (admito, tenho que me segurar), mas é necessário, pois a gente só aprende fazendo, não é?

A gente pode dar uns “toques”, explicar para colocar com calma e tentando alinhar as pontas das figurinhas, mas o mais legal é que esse o ato de colar trabalha a coordenação motora fina da criança e também exercita a concentração.

6- Conhece vários países

Daniel já decorou o nome dos países que participarão da Copa do Mundo de 2018, inclusive ele já decorou a bandeira de cada um.

É uma ótima oportunidade para falarmos sobre as diferentes culturas, idiomas e localização de cada país.

7- Responsabilidade

Manter o álbum em ordem, sem amassar e nunca largar em qualquer lugar, é ensinar responsabilidade aos pequenos. De início, o Daniel queria mexer o tempo todo no álbum, e esquecia no sofá, na cama, no quintal…

Explicamos que se rasgar, perder ou sujar, ficará sem o álbum, pois ele deve ser cuidadoso e responsável com as coisas.

8- União familiar

Nosso álbum é “nosso”, familiar… Não estamos fazendo um para cada um, por isso devemos dividir na hora de colar, na hora de organizar e de conservar o álbum!

De inicio rolou um briguinha, Dani é meio (totalmente) possessivo, e demorou para entender que é algo comunitário. Achava que as figurinhas dele eram só dele, e ficava triste se o irmão tirava um “craque” que ele queria ter tirado.

Hoje está levando de boa, e comemora quando algum de nós tira uma figurinha desejada para completar mais uma página.

9- Controlar a ansiedade

Isso até eu estou aprendendo, sou muito ansioso e me policio para não passar isso ao meninos. Daniel naturalmente também é, e com o álbum tem vontade de completar tudo de uma vez…

Explicamos que o legal das figurinhas é almejar completar, se programar e fazer trocas, não simplesmente comprar várias!

10- Negociação

Negociar é algo bem constante aqui em casa, mas noto que quando é com outras pessoas fica mais difícil.

Estamos estimulando o Daniel ver as figurinhas que precisa e conversar com outras crianças como pode ser a troca. Para ele as figurinhas devem ser trocadas uma por uma, e nada disso da dourada valer mais, ou então daquele “craque” que está faltando.

Se você estão colecionando aí na sua casa, boa sorte! E a gente está precisando da figurinha dourada da Seleção Brasileira, quer trocar?

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST