Sono Infantil

A consultora do sono fala sobre o sono infantil e a importância da rotina.
 
“Criar uma rotina de sono desde que o bebê chega a casa e respeitar 
o seu ritmo biológico é fundamental para desenvolver bons hábitos de sono.”
 
      Dando continuidade a Blogagem Coletiva do Confissões Maternas, hoje abrimos o espaço para uma especialista contar um pouco sobre seu trabalho e a importância do sono infantil. Karen Paz, Baby Planner e consultora do sono, nos ajudará com essa tarefa que pode ser fácil para algumas mamães e muito difícil para outras.

      Olá mamães, falaremos um pouco do Sono do Recém-Nascido.
 

 

      O padrão do sono do bebê/criança é um sistema global que se vai desenvolvendo nos primeiros meses de vida. O recém-nascido não distingue o sono diurno do noturno (sugestão de leitura: Os mecanismos do sono). Nesta fase inicial da vida, dormir bem e muito é tão essencial como comer.
 
      No ventre, o bebê já adquiriu o seu próprio ritmo de sono, diferente das horas de atividade e de descanso da mãe e, agora, tem que se adaptar a uma nova rotina (para além do choque do próprio nascimento e do que isso implica no seu esforço de desenvolvimento físico e emocional).
 
      A forma como os pais estabelecem a rotina e os hábitos de sono do bebê e o comportamento que optam perante o sono do bebê (seja durante o dia ou a noite), condicionam todo o padrão de sono do seu filho e a forma como aprende a dormir.
 
      À medida que o padrão de sono se vai estabelecendo (entre as 8-10 semanas de vida), começam a surgir as primeiras dificuldades para adormecer o bebê. 
 
     Caso o bebê tenha dificuldade em adormecer sozinho durante o dia é provável que também precise de ajuda para adormecer, ou voltar a adormecer, durante a noite. A forma como os pais lidam com o sono diurno e os hábitos de sono que criam no bebê para adormecer durante o dia, criam, um padrão de sono no bebê que influencia, também, o seu comportamento e a forma como encara o sono noturno.
 
     Se durante o dia o bebê tem companhia e é embalado para adormecer, vai habituar-se a essa forma de adormecer. À noite, não há porque ser diferente. O bebê vai exigir a mesma atenção e o mesmo método para se consolar e conseguir dormir. Para os pais, que também precisam de dormir, começam as noites de pesadelo e as dúvidas sobre o sono do bebê.
 
“Os primeiros dias em casa marca a personalidade do bebê.”
 
      Criar uma rotina de sono desde que o bebê chega a casa e respeitar o seu ritmo biológico é fundamental para desenvolver bons hábitos de sono. Não se pode esperar que o bebê compreenda porque tem que dormir acompanhado a certas horas do dia e noutras sozinho.
 
      O bebê deve ser ambientado com o seu quarto desde cedo. As rotinas de higiene e amamentação diárias devem ser feitas no mesmo espaço, de forma tranquila, sem interrupções ou visitas constantes. 
 
      Os primeiros dias em casa marcam a personalidade do bebê. Se não dormir as horas necessárias (e um recém-nascido precisa dormir cerca de 14 a 17 horas diárias), é natural que fique irritado e que não consiga adormecer face ao cansaço acumulado.

 

 
       Para conhecer mais o trabalho da Karen, acesse o site da Baby’s Mommy.
 
      E hoje, das 14 às 16 horas, ela estará no grupo do facebook Confissões Maternas, para tirar dúvidas ao vivo. Acompanhe-nos, todas as quartas um assunto novo.
 
       Vem confessar com a gente!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *