Sintomas de gravidez – seu corpo pode dar sinais

Sintomas de gravidez – seu corpo pode dar sinais

As vezes focamos o atraso menstrual para ligar uma luzinha de que uma possível gestação pode estar acontecendo. Mas muitos sintomas de gravidez aparecem, mesmo antes do atraso da menstruação.

Algumas mamães não sentem esses sintomas, outras tem a lista inteira, isso pode variar de organismo, ou de gestação para gestação, como no meu caso.

Na gestação do Gabriel desconfiei da gravidez pelo atraso no meu ciclo que sempre foi bem reguladinho, e como sentia umas cólicas que me incomodavam o dia inteiro {principalmente porque fica sentada direto no trabalho}, achava que a menstruação apareceria a qualquer momento.

Já na gravidez do Daniel, senti tudo e mais um pouco… isso antes mesmo do atraso da menstruação, foi um “combo completo”.

Confira os Primeiros Sintomas de Gravidez:

Dor de cabeça

As mudanças hormonais no organismo da gestante são muito intensas, por isso algumas mulheres podem sentir dores de cabeça no início da gravidez.

Pequeno Sangramento Vaginal

Assim que o espermatozoide fecunda o óvulo, a transformação inicia-se, e o agora embrião percorre as trompas e se implanta na parede do útero.

Isso ocorre entre o sexto e o décimo segundo dia, e essa implantação pode gerar um pequeno sangramento, que pode confundir as mulheres como uma menstruação suave.

Cólicas Abdominais

Também é comum as gestantes sentirem cólicas abdominais no início da gravidez, e que muitas vezes também são confundidas com cólicas menstruais.

Isso ocorre pelas mudanças que o útero sofre no processo, o que gera contrações que são sentidas pela mulher.

Mudança nos Seios

O aumento dos seios é outro sinal de gravidez, e que pode aparecer nas primeiras semanas. Além da mudança de tamanho, eles ficam mais sensíveis, com as veias mais azuladas e aparentes, e os mamilos escurecidos.

Atraso Menstrual

O sinal mais conhecido para gravidez, também é o motivo que leva muitas mulheres a recorrem a exames de farmácia, ou agendar uma consulta com ginecologista.

Mas outros fatores podem bagunçar o ciclo menstrual, e também podem ocorrer falsos negativos nos exames de farmácia, principalmente se a gestação for recente.

Por isso, o mais confiável é pedir ao seu ginecologista um exame de sangue para contabilizar o Beta HCG.

Náuseas e Vômitos

Do Gabriel não tive nada… do Daniel fiquei até os 4 meses sofrendo com náuseas e vômitos, mas eles surgiram após descobrir a gravidez. Algumas mulheres podem sentir esse sintoma de gravidez após a sexta semana, mas outras já recebem o presente logo na quarta semana.

Dores nas costas

A dor na parte inferior das costas é comum no início a gravidez devido a progesterona, e olha… a dor nas costas mais para frente pode ser pelo peso do bebê.

Constipação Intestinal

A progesterona faz com que muitos órgãos fiquem “relaxados”, somando-se com o aumento do útero, gerando ao intestino um menor poder de contração, gerando a prisão de ventre. Por isso e importante uma alimentação saudável e com muitas fibras.

Eliminação de Gases

E sim, muitas mulheres sofrem com a flatulência, mas graças a Deus esse é um sinal de gravidez que dura apenas as primeiras semanas.

Vontade Frequente de Urinar

Também é comum o aumento na frequência de urinar, mas esse sintoma é diferente da vontade de urinar do final da gestação.

Isso ocorre no início porque os hormônios reduzem a capacidade da bexiga se esvaziar por completo. Já no final da gravidez, é porque o bebê já está grande e comprimindo a bexiga.

Sono

Sono eu tive, nas duas gestações {e parecem que não tem fim!}, isso ocorre por causa da bendita progesterona {ela mexe muito com o organismo}. Esse cansaço e sono é bem no início da gravidez e depois some, retornando no final, devido ao aumento de peso do bebê.

Mudanças no Paladar e Olfato

Nossa, do Daniel não conseguia sentir o perfume do meu marido… isso porque o olfato fica muito sensível, e acaba sendo um dos motivos pelos vômitos em gestantes.

O paladar também sofre alteração, e algumas que gostam de doces podem passar a ter aversão, e até alguns alimentos favoritos podem ser rejeitados.

Tontura

Em filmes e novelas muitas personagens descobrem a gravidez após sentirem tonturas… Eu não senti, mas conheço amigas que sentiram, isso porque a alteração hormonal pode provocar queda de pressão e redução nos níveis de açúcar.

Cravos e Espinhas

Outro sinal que pode confundir com o ciclo menstrual, isso porque muitas mulheres têm espinhas antes de menstruarem. As mudanças hormonais são responsáveis pelo surgimento de acne, e isso também pode ocorrer na gravidez, devido ao aumento da oleosidade da pele.

Não desenvolvi espinhas, mas notei uma diferença bem grande nos meus cabelos, que sempre são ressecados, e passaram a receber uma carga de oleosidade.

Lembrando que, esses sinais podem não significar gravidez, assim como uma gestante pode não ter os sintomas…

Em caso de dúvida, consulte seu médio e faça um exame de sangue.

E caso a gravidez se confirme, aqui no blog tem a Calculadora de Gravidez para saber a previsão do parto.

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *