Baú de Menino

Saco Sensorial – fácil e super divertido

Crianças amam brincadeiras criativas e simples, o mais legal é que dá para criar várias brincadeiras com o que temos em casa. Hoje, a ideia é cria um saco sensorial, na verdade fiz duas opções para brincar com a Catarina, mas o mais legal do saco sensorial é a variedade que pode ser feita com ele, pois as opções de materiais que podemos utilizar são infinitos.

O princípio é o mesmo para todos, utilizar aqueles sacos para alimento (zip lock) e sempre vedar as extremidades para que não estoure.

O saco sensorial pode ser fixado no chão (como fiz com a Catarina), na mesa, na parede, ou simplesmente serem utilizado nas mãos.

Para a atividade com a Catarina, onde fiz duas opções, numa utilizei 3 cores de tinta guache (vermelho, azul e amarelo) e na outra utilizei álcool em gel, glitter e botões.

Saco Sensorial com tinta guache

Esse saco sensorial foi feito com saquinho zip lock, guache e fechado com fita crepe. Além da textura, a criança pode misturar as cores, e caso já esteja no processo de reconhecimento de letras e números, dá para desenhar.

Saco Sensorial com álcool gel, glitter e botões

Nessa opção de saco sensorial, utilizei o saco zip lock, álcool em gel, glitter e botões. A proposta é a criança sentir as diferentes texturas. A Catarina adorou “caçar” os botões.

____________________________________________________________________________________________________

Leia também…

Aprendendo a amarrar os sapatos

Massinha de modelar caseira

Como fazer tinta 3D

___________________________________________________________________________________________________

Mais atividades som Saco Sensorial

Selecionei outras opções (entre tantas) de sacos sensoriais, em que você pode usar e abusar na criatividade

 

Aqui você pode utilizar o álcool em gel com corante alimentício, ou então gel de cabelo colorido, e ao invés dos botões como sugeri, colocar olhinhos. Você criará um saco sensorial monstruoso! Inspiração do site Hands On As We Grow.
Você também pode criar jogo, desenhando com caneta permanente nos saquinhos, e colocando peças coloridas. Algumas ideias são separar as cores, ou então colocar determinados números nas formas desenhadas. Inspiração do site Raising Dragons.
Aqui foi utilizada uma outra textura, e a brincadeira é reproduzir as letras, uma ideia para fazer com os maiores. Inspiração do site Active Littles.

 

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST