Baú de Menino

Por que Kate Middleton deixou o hospital 7 horas após o parto, e eu após 36 horas?

Kate Middleton deixou o hospital 7 horas após o parto de seu terceiro filho, e isso não é novidade, ela também ficou poucas horas no hospital após os partos do primogênito, príncipe George, e da segunda filha, princesa Charlotte.

Já a Camila, que também teve dois partos normais, só deixou o hospital após 36 horas! Mas isso deve ser porque ela é princesa, não é? Não é!

Minha foto ao deixar o hospital, 36 horas após o parto do Daniel!

 

Deixando a realeza de lado, o que difere os partos normais da Kate e da Camila, são as legislações de cada país!

No Reino Unido, as mulheres que passam por um parto normal sem nenhum problema, podem receber alta após 6 horas do parto.

Já no Brasil, o Ministério da Saúde possui uma portaria onde diz que mulheres que passaram por parto normal, podem ser liberadas a partir de 24 horas, e as mulheres que passaram por uma cesariana, devem permanecer no hospital por no mínimo 48 horas.

E por que o Brasil não adota essa mesma legislação?

Porque não é apenas liberar a mãe e o bebê após 6 horas do parto, mas sim dar apoio domiciliar por um determinado tempo. No caso do Reino Unido, são 21 dias com serviço de atendimento em casa, com médico ou obstetriz.

No meu primeiro parto, tudo ocorreu bem e não via a hora de ir para minha casa. Mas o tempo no hospital foi essencial, pois o Gabriel teve dificuldade em fazer a pega para amamentar, e o auxílio das enfermeiras foi primordial para a amamentação ter dado certo.

Fico pensando, o quão bom seria ter esse atendimento domiciliar, pois várias dúvidas surgem, e a maioria depois dessas 36 horas que fiquei no hospital.

Quando o peito rachou, quando o umbigo não caía, quando fui trocar a fralda, quando o leite quase empedrou e quando fiquei na dúvida se o bebê estava mamando suficiente.

Infelizmente, em nosso país muitas mulheres não conseguem ter um atendimento de qualidade no pré-natal, durante o parto e nessas horas após o parto, quem dirá se fossem liberadas para ter um atendimento domiciliar.

Não sou de criticar meu país, muito menos comparar com outras nações, mas nesse caso é inevitável! Pois os partos da Kate e da Camila são iguais, o que difere é o atendimento!

Créditos da foto da família real: Henry Nicholls/Reuters

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST