Fotografia Infantil – dicas de um pai fotógrafo

      Quando a Camila, me pediu para escrever sobre fotografia infantil, logo me veio a memória de meus pais, com pequenos recursos pegando uma máquina Kodak, e fazendo apenas 2 a 3 fotos nos meus aniversários de pequeno.
 
      Mas hoje, com 35 anos, e fotógrafo profissional, com formação na Universidade de Tokyo, me vejo fazendo uma média de 600 fotos num aniversário infantil, seja ele de 1 ano, ou mesmo de 50 anos.
 
       A Fotografia digital veio pra ficar e com o tempo, só tende a melhorar.
 
    Porém hoje temos inúmeros tipos de ensaios infantis que me preocupam demais, desde o famoso NEW BORN, que é feito entre o nascimento e o 15 dia de vida da criança, os acompanhamentos mensais e mesmo o aniversário infantil.
 
      Vamos as coisas boa primeiro, todos os pais querem o melhor para seu filho, e eu como pai, quero o melhor ao meu também. Mas poucos se preocupam, com as fotos que colocamos em redes sociais, que passamos por meio de um e-mail a avó ou a uma tia. Todo cuidado é pouco. E se eu puder dar um conselho, não publiquem nenhuma foto de seus filhos, apenas de fraldinhas, peladinhos, tomando banho, de forma alguma. A pedofilia está aí, e é um crime hediondo, ao qual não queremos ver nossos filhos envolvidos.
 
       Segundo, a saúde dele é primordial também! Quem tem filhos sabe disso, vacinas e uma boa base de imunidade somente após o 3 mês de vida, então ao procurar um profissional para fazer esses primeiros ensaios fotográficos, procurem com cuidados, vão ver o local que ele será fotografado, vejam o curriculum desse profissional, e sobretudo vejam se as roupas, mantas, cobertores, cestinhas que serão usados nesse ensaios, foram higienizados e limpos adequadamente. 
 
      Pois vejo muitos estúdios que utilizam a mesma mantinha de bichinhos com várias crianças, sem se preocupar com uma boa limpeza entre uma sessão e outra. Eles querem seu dinheiro, e é muito fácil, tirar dinheiro de pais que só querem ver fotos bonitas de seus filhos. Mas e a saúde, qual profissional se preocupa com a saúde deles?
 
       Ensaios mensais são lindos, podendo serem feitos mês a mês, bimestral e até mesmo trimestral. Acompanham o crescimento da criança, sua evolução, desde o nascimento até o 1 ano de vida. Indiferente, a qual modelo vocês escolham, pesquisem, existem ótimos profissionais dedicados a isso, e eles terão todo o cuidado do mundo em relação a imagem de seu filho, o que pode, e o que não pode mostrar ou esconder.
      Primeiro Aniversário, é tudo festa, é tudo ótimo, mas são poucas as crianças que já andam nessa idade, e 99% das fotos, serão dela sempre no colo, ora dos pais, dos avós, tios e padrinhos. Buffets infantis, são ótimos para crianças mais velhas, correrem, brincarem, etc. Mas para crianças de colo, ainda em pleno desenvolvimento motor, é cansativo e perigoso,  camas elásticas, piscinas de bolinhas, é tudo lindo, colorido e a criança se encantam, mas são lugares perigosos.
 
      Adoro fotografar crianças, suas alegrias, se tornam a minha alegria, seu sorriso se espelha na  minha alma.
 
      Sobretudo o encantamento dela ao se ver numa fotografia ou mesmo num espelho.
 
 
 
      Cuidar, educar, ensinar é uma arte, e eu só fui ver isso ao me tornar pai de um lindo garotinho descendente de japonês com 2 anos e 6 meses de nome Silvio.
 
     A fotografia infantil é um nicho de mercado muito forte e no meu ponto de vista preocupante, em todos os pontos de vista, desde a saúde de um bebê e toda a sua formação.
 
       Existem inúmeros profissionais dedicados a isso, é só procurar.
 
      Posso citar alguns, internacionais e nacionais. Da região de Jundiaí e fora.
 
    Na internet iremos ver fotos lindas, e enxergamos nossos filhos da mesma maneira, mas o profissional fotógrafo, existem os que se preocupam com seus filhos e sua imagem, enquanto outros só se preocupam com o seu dinheiro.
 
      Pesquisem!
 
Felipe Menegazzi Barbosa
Fotógrafo Profissional de Jundiaí, formado em fotografia comportamental e fotojornalista pela Universidade de Tokyo no Japão, atua no mercado de eventos fotográficos a 6 anos diretamente e hoje tem 35 anos de vida. Pai, de Silvio, 2 anos e 6 meses. Casado a 10 anos.
 
Proprietário da empresa Fx7 PhotoStudio e Fx7 PhotoStudio Kids.

 

Telefones de contato: 11-4583-2844 / 11-9-9361-0341