Experiência mostra o leite materno combatendo bactérias

Experiência mostra o leite materno combatendo bactérias

Fique muito feliz quando vi a repercussão de uma experiência que mostra o leite materno combatendo bactérias, e que viralizou rapidamente no facebook. O experimento foi realizado (e publicado) por  Vicky Greene, uma mãe de 3 crianças e estudante de biociências.

Ela escolheu analisar o leite materno para um projeto de pesquisa de microbiologia. A ideia foi examinar as propriedades do leite materno com base na idade da criança.

Na legenda de sua foto postada em seu perfil no facebook, Vicky explicou que uma amostra de leite materno é de uma mãe alimentando o filho de 15 meses, amostra nomeada como BMA, enquanto a segunda é de uma mãe que amamenta o filho de 3 anos, nomeada BMB .

leite materno combatendo bactérias

Apesar de serem dados preliminares, as amostras demonstram que a ação antimicrobiana do leite não diminui com o passar do tempo, ou seja, não perde sua propriedade conforme a criança vai crescendo.

Já falei aqui no blog que optei pelo desmane natural, e ouvi muito que estava “dando água” para meus filhos, pois com 2 anos e 8 meses, o leite materno não era necessário.

Então, ver estudos que comprovem a importância do aleitamento materno, mesmo com o crescimento dos filhos, acho de um valor muito significativo.

Vicky disse que “Há um enorme estigma em torno de amamentar uma criança mais velha, e não deve ser”, e completa, “A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno até aos 2 anos de idade, e por isso precisamos apoiar as mulheres com isso”.

Espero que outros especialistas abracem esse estudo, e que o preconceito com mães que optam pelo desmame natural tenha fim.

Caso queira saber mais sobre amamentação e seus benefícios, tem muitas informações nesse post.

Fonte: huffingtonpost.com

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *