Exame médico – Afinal, por que devemos fazer para utilizar piscinas?

a importância do exame medico para utilizar piscinas

Pensou em matricular seu filho em aulas de natação, saiba que tem algo primordial para fazer antes de iniciar as aulas, o exame médico!

A gente compra touca, óculos de natação, roupa de banho, roupão e chinelos lindos, e muitas vezes não nos importamos em gastar um pouco mais para comprar aquele item que é mais fofinho ou que o filho pediu. Mas só de pensar em pagar o exame médico, muitos pais reclamam.

Mas sabia que o exame médico para prática de atividades na piscina é muito importante para a saúde de seu filho?

Para falar sobre o assunto, convidei o professor Maurici Righi, diretor da Acqua Center Academia, para falar sobre o ponto de vista das escolas de natação. E também  a Dra. Maria Antonieta Micheletti , médica  especialista em  ortopedia que realiza exames na Acqua Center há 32 anos, para falar sobre os riscos à saúde em utilizar piscinas que não exigem exames médicos.

“Criança e atividade física certamente são aliados, mas é sempre importante tomar alguns cuidados antes de matriculá-los em algum tipo de modalidade esportiva.

Hoje em dia existem leis que obrigam escolas e academias a solicitar atestado médico para a prática de exercícios. E este fato já nos tranquiliza um pouco mais. O mais importante é que a criança não seja sedentária e que aprenda a nadar como fator segurança também.

Consideramos que a academia que solicita o exame ou atestado médico é uma instituição séria e que preza pela saúde e bem estar de seus clientes.

Alguns pais reclamam por exigirmos a liberação médica, porém deixamos claro que não obtemos nenhum tipo de vantagem financeira, pelo contrário, a  Acqua Center não ganha nenhum centavo com isso, mas sim conta com grande credibilidade, cumprindo com sua obrigação diante de seus clientes.

Queremos dormir tranquilos e realizar o melhor trabalho com nossos alunos.

O importante é que a criança pratique esporte de forma lúdica, sem exageros. Ela está em crescimento e pode desenvolver deformidades e dores caso realize exercícios com muita intensidade e impacto. O segredo é ter uma alimentação saudável e a prática de esportes sem exageros e com muita segurança”, informa Maurici.

____________________________________________________________________________________________________

Leia também…

Natação infantil – benefícios e dicas para escolher a academia

8 dicas para ir à praia com bebês

____________________________________________________________________________________________________

A Dra. Maria Antonieta explica que, “da parte médica podemos dizer que exames de rotina feitos pelo pediatra, podem apontar possíveis doenças que podem não combinar com alguns exercícios físicos. Claro que é sempre muito mais difícil uma criança apresentar algum problema mais sério de saúde com relação aos adultos, porém nunca podemos descartar, porque são crianças, que nunca terão algum tipo de problema. Por isso devemos acompanhar. Não é motivo de pânico. É mais um cuidado e prevenção mesmo.

A dica é avaliar o histórico da família da criança e levá-la periodicamente ao pediatra para análise clínica.

É importante também analisar as condições dermatológicas verificando se não há micose por exemplo, ou algum tipo de alergia, evitando assim um possível agravamento ou contágio para outros alunos.  Isso é feito para preservar a saúde de todos.”

Agora, se seu filho está com o exame médico em dia e também os materiais necessários para as práticas esportivas, é só incentivar para que ele pratique esporte, tendo ou não pretensão de ser um atleta profissional…

Se você ainda não providenciou, deixei o exame em dia e fique atento com o período de renovação!

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *