A fase de repetir tudo… repetição para desenvolvimento

a fase de repetir tudo

Já notaram que criança pequena adora repetir, repetir e repetir?! Se bem que com a Peppa eles nem precisam pedir, enquanto nós já cansamos de ver sempre os mesmos episódios eles se animam e se antecipam nas falas e ações.

 E aquela musiquinha que você se pega cantando e é justamente aquela que seu filho ficou pedindo mais uma vez!

Aqui em casa o Daniel gosta muito de desenhos que estimulam a descoberta, como por exemplo buscar pistas para desvendar o mistério (Peixonauta, ele adora a Pop, e as Pistas de Blue, ele repete tudo o que o personagem faz para descobrir!). A questão é que depois de assistir várias vezes o mesmo episódio, ele já conta onde está o mistério no início!

Eles podem gostar de repetir o que o adulto falou, querer ouvir a mesma música ou história, o mesmo programa de TV, a mesma brincadeira….

Quando são bem pequenas, a repetição pode ser apenas por ter gostado muito de algo ou pela alegria de conseguir realizar.

A fase de repetir tudo é importante no aprendizado da criança.

Já entre 2 e 3 anos as crianças usam a repetição para que aprendam e identifiquem objetos e situações. Na matéria da revista Crescer, a psicóloga Cláudia Tricate conta que “Essas experiências, chamadas reiterativas, é que impulsionam a criança a se aventurar em novos conhecimentos, pois elas podem fazer previsões e criar expectativas”.

Podemos usar a repetição ao nosso favor, pois como a criança sente mais segura com ações repetidas, podemos introduzir ou intensificar as rotinas, pois além de facilitar nossas vidas, elas principalmente trazem segurança aos pequenos.

O mais importante é respeitar a criança, deixá-la interagir com as situações mesmo que repetidamente, e também proporcionar novas, para que o aprendizado se amplie.

Fonte: revistacrescer.globo.com
            brasil.babycenter.com

FACEBOOK // INSTAGRAM // PINTEREST

2 thoughts on “A fase de repetir tudo… repetição para desenvolvimento

  1. O Vicente está começando, do jeitinho dele, a repetir palavras que falamos (ou seja, palavrões não nos pertencem mais!) e também demonstra querer rever as aberturas dos desenhos (tipo a musiquinha do Chugginton) ou os vídeos dele mesmo… E tá só começando né?

Comments are closed.